O Caderno de Educação Infantil do Programa Criança Alfabetizada (PCA), agora denominado Compromisso Criança Alfabetizada, desenvolvido pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, é uma valiosa ferramenta para orientar o processo de ensino e aprendizagem na pré-escola. Os tópicos abordados são, resumidamente a Aprendizagem Inicial da Língua Escrita: Exploração da linguagem escrita por meio de atividades lúdicas e reflexão sobre a importância da leitura e escrita na infância. 2. Nomes das Crianças: Estratégias para trabalhar com os nomes das crianças, como a chamadinha; estímulo à leitura e escrita dos nomes individuais. 3. Aprendizagem das Letras: Abordagem das letras na Educação Infantil; como lidar com as "inimiguinhas" (letras que se confundem). 4. Jogos e Brincadeiras com Palavras: Exploração de atividades fonológicas; análise de sons e sílabas. 5. Atividades com Lápis e Papel: Repensando o uso de materiais escritos na Educação Infantil; importância de ouvir as crianças e adaptar as práticas. 6. Relato de Experiências: Acompanhamento do percurso de aprendizagem inicial da língua escrita de crianças dos Grupos 4 e 5 do Centro Municipal de Educação Infantil Professor Paulo Rosas situado na Universidade Federal de Pernambuco. O presente artigo mostrá como Caderno do Professor desse programa supracitado oferece orientações teórico e metodológico para professores/as que necessitam promover uma alfabetização significativa e lúdica na infância. O percuso metodológico será bibliográfico a partir do material disponibilizado na Rede Pública Educacional em articulação com aporte referencial teórico de Ferrero (1979), Soares (2017), Sepúlveda e Teberosky (2016) e outros na abordagem da leitura e escrita na Educação Infantil. O estudo possibilitará melhor compreensão sobre a teoria e as práticas pedagógicas referente à alfabetização e letramento na Educação Infantil. Palavras-chave: Pré-escola, Leitura e Escrita, Prática pedagógica e Ludicidade.