CADERNO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO PROGRAMA CRIANÇA ALFABETIZADA: REFLEXÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111802 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4176 "inscrito_id" => 11967 "titulo" => "CADERNO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO PROGRAMA CRIANÇA ALFABETIZADA: REFLEXÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "resumo" => "O Caderno de Educação Infantil do Programa Criança Alfabetizada (PCA), agora denominado Compromisso Criança Alfabetizada, desenvolvido pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, é uma valiosa ferramenta para orientar o processo de ensino e aprendizagem na pré-escola. Os tópicos abordados são, resumidamente a Aprendizagem Inicial da Língua Escrita: Exploração da linguagem escrita por meio de atividades lúdicas e reflexão sobre a importância da leitura e escrita na infância. 2. Nomes das Crianças: Estratégias para trabalhar com os nomes das crianças, como a chamadinha; estímulo à leitura e escrita dos nomes individuais. 3. Aprendizagem das Letras: Abordagem das letras na Educação Infantil; como lidar com as "inimiguinhas" (letras que se confundem). 4. Jogos e Brincadeiras com Palavras: Exploração de atividades fonológicas; análise de sons e sílabas. 5. Atividades com Lápis e Papel: Repensando o uso de materiais escritos na Educação Infantil; importância de ouvir as crianças e adaptar as práticas. 6. Relato de Experiências: Acompanhamento do percurso de aprendizagem inicial da língua escrita de crianças dos Grupos 4 e 5 do Centro Municipal de Educação Infantil Professor Paulo Rosas situado na Universidade Federal de Pernambuco. O presente artigo mostrá como Caderno do Professor desse programa supracitado oferece orientações teórico e metodológico para professores/as que necessitam promover uma alfabetização significativa e lúdica na infância. O percuso metodológico será bibliográfico a partir do material disponibilizado na Rede Pública Educacional em articulação com aporte referencial teórico de Ferrero (1979), Soares (2017), Sepúlveda e Teberosky (2016) e outros na abordagem da leitura e escrita na Educação Infantil. O estudo possibilitará melhor compreensão sobre a teoria e as práticas pedagógicas referente à alfabetização e letramento na Educação Infantil. Palavras-chave: Pré-escola, Leitura e Escrita, Prática pedagógica e Ludicidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11967_TB4176_04102024155937.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FÁBIO LUIS COELHO" "autor_nome_curto" => "FÁBIO" "autor_email" => "fabiocoelhopsicopedagogo@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU (UNINASSAU)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111802 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4176 "inscrito_id" => 11967 "titulo" => "CADERNO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO PROGRAMA CRIANÇA ALFABETIZADA: REFLEXÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "resumo" => "O Caderno de Educação Infantil do Programa Criança Alfabetizada (PCA), agora denominado Compromisso Criança Alfabetizada, desenvolvido pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, é uma valiosa ferramenta para orientar o processo de ensino e aprendizagem na pré-escola. Os tópicos abordados são, resumidamente a Aprendizagem Inicial da Língua Escrita: Exploração da linguagem escrita por meio de atividades lúdicas e reflexão sobre a importância da leitura e escrita na infância. 2. Nomes das Crianças: Estratégias para trabalhar com os nomes das crianças, como a chamadinha; estímulo à leitura e escrita dos nomes individuais. 3. Aprendizagem das Letras: Abordagem das letras na Educação Infantil; como lidar com as "inimiguinhas" (letras que se confundem). 4. Jogos e Brincadeiras com Palavras: Exploração de atividades fonológicas; análise de sons e sílabas. 5. Atividades com Lápis e Papel: Repensando o uso de materiais escritos na Educação Infantil; importância de ouvir as crianças e adaptar as práticas. 6. Relato de Experiências: Acompanhamento do percurso de aprendizagem inicial da língua escrita de crianças dos Grupos 4 e 5 do Centro Municipal de Educação Infantil Professor Paulo Rosas situado na Universidade Federal de Pernambuco. O presente artigo mostrá como Caderno do Professor desse programa supracitado oferece orientações teórico e metodológico para professores/as que necessitam promover uma alfabetização significativa e lúdica na infância. O percuso metodológico será bibliográfico a partir do material disponibilizado na Rede Pública Educacional em articulação com aporte referencial teórico de Ferrero (1979), Soares (2017), Sepúlveda e Teberosky (2016) e outros na abordagem da leitura e escrita na Educação Infantil. O estudo possibilitará melhor compreensão sobre a teoria e as práticas pedagógicas referente à alfabetização e letramento na Educação Infantil. Palavras-chave: Pré-escola, Leitura e Escrita, Prática pedagógica e Ludicidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11967_TB4176_04102024155937.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FÁBIO LUIS COELHO" "autor_nome_curto" => "FÁBIO" "autor_email" => "fabiocoelhopsicopedagogo@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU (UNINASSAU)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }