Este texto propõe-se a apresentar alguns acontecimentos da inclusão e da exclusão escolar no percurso histórico da Educação Básica brasileira desde o período da 2ª República - 1930 a 1985 a fim de analisar em seu contexto de desenvolvimento. Teoricamente estar fundamentado em autores como: Palma Filho (2005), Ghiraldelli Júnior (2009), Melo (2012), Silva (2009), Souza; Santos, (2019) além de outros de importância igual. Procuramos compreender as complexas relações sociais presentes em alguns fatos ocorridos na história da Educação Básica do nosso país considerando perspectivas como as de (Araújo; Oliveira e Rossato, 2016; Villegas; González, 2011) realizando isso, através da revisão bibliográfica (Severino, 2007), usando desse modo documentos advindos de investigações já realizadas e publicadas em diversos textos. Nos resultados foram constatados importantes processos de inclusão nesta trajetória histórica educacional brasileira tais como: maior propagação do ensino público com a criação do Ministério da Educação e da Saúde pública; e, de exclusão: a privatização do ensino cujo caráter era elitista, excluindo os menos favorecidos economicamente do sistema educativo. Concluímos que o percurso educacional brasileiro é marcado por distintos acontecimentos inclusivos e excludentes não contemplando a todas as camadas sociais os quais provocam impactos, inclusive, em nossos dias atuais haja vista a exclusão ainda permanecer em nosso cotidiano social.