Esta pesquisa teve como objetivo compreender as relações educacionais estabelecidas entre professores regentes, professores auxiliares e profissionais de apoio escolar a fim de constatar as dificuldades e desafios enfrentados pelos educadores nesta modalidade. Optou-se por adotar uma abordagem qualitativa nesta pesquisa científica categorizada de forma exploratória como tipo de pesquisa. Em relação aos procedimentos, adota-se a pesquisa empírica. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário estruturado, o qual foi aplicado aos professores que atuam em uma rede pública municipal de Alagoas. A pesquisa, embasada nos princípios da educação especial e inclusiva, busca oferecer insights sobre a dinâmica do trabalho docente nessa modalidade, além de examinar as diretrizes oficiais que orientam tal prática. Apresentam-se como resultados as dificuldades apresentadas por cada ator envolvido e as possíveis alternativas para suprir o gargalo da aprendizagem dos estudantes atendidos pela educação especial. A análise aponta para a dificuldade do planejamento coletivo das atividades educacionais, bem como destaca os benefícios das estratégias específicas implementadas no contexto da educação especial. Conclui-se que a formação inicial dos profissionais envolvidos na educação especial e a sua forma de relação com as crianças exercem um impacto significativo no desenvolvimento educacional e escolar dos alunos atendidos nesta modalidade, bem como no processo de inclusão educacional e social.