O JOGO E LUDICIFDADE COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS NECESSÁRIOS NA SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMETAL I
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No Dicionário Michaelis (2000, p. 1204), há vinte e sete definições para o verbete “jogo”, dentre as quais selecionamos: “brincadeira, divertimento, folguedo” e “divertimento ou exercício de crianças, em que elas fazem prova de sua habilidade, destreza ou astúcia”. Aufauvre (1987, p. 31) menciona que o “termo jogo pode aplica-se a certos objetos que servem de suporte à atividade lúdica, mas também cobre diferentes tipos de comportamento tendo em comum a gratuidade em relação aos imperativos da vida. Tendo como objetivo compreender os jogos como recursos pedagógicos fundamental na contribuição do processo de ensino aprendizagem o mesmo visa estimular a aprendizagem de maneira prazerosa e eficaz com ludicidade através dos jogos. Dando embasamento ao texto buscou-se um aprofundamento nas teorias de Piaget, Vygotsky, wallon, Lévy e outros. Por fim, a partir dos pressupostos estudados, analisou-se o Ensino Fundamental de uma escola localizada no interior de Alagoas - Brasil. 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