Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O JOGO E LUDICIFDADE COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS NECESSÁRIOS NA SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMETAL I

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 04 - Fundamentos da educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110384
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2156
    "inscrito_id" => 8719
    "titulo" => "O JOGO E LUDICIFDADE COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS NECESSÁRIOS NA SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMETAL I"
    "resumo" => "Quando se aborda a questão lúdica surge a necessidade de tratar de sua terminologia. No Dicionário Aurélio (1977, p. 280), encontra-se para verbete “Jogo” algumas definições, dentre elas destacamos duas, a primeira que diz ser o “jogo uma atividade física ou mental fundada num sistema, de regras que definem a perda ou o ganho”; a segunda, que o coloca como um “passatempo”. No Dicionário Michaelis (2000, p. 1204), há vinte e sete definições para o verbete “jogo”, dentre as quais selecionamos: “brincadeira, divertimento, folguedo” e “divertimento ou exercício de crianças, em que elas fazem prova de sua habilidade, destreza ou astúcia”. Aufauvre (1987, p. 31) menciona que o “termo jogo pode aplica-se a certos objetos que servem de suporte à atividade lúdica, mas também cobre diferentes tipos de comportamento tendo em comum a gratuidade em relação aos imperativos da vida. Tendo como objetivo compreender os jogos como recursos pedagógicos fundamental na contribuição do processo de ensino aprendizagem o mesmo visa estimular a aprendizagem de maneira prazerosa e eficaz com ludicidade através dos jogos. Dando embasamento ao texto buscou-se um aprofundamento nas teorias de Piaget, Vygotsky, wallon, Lévy e outros. Por fim, a partir dos pressupostos estudados, analisou-se o Ensino Fundamental de uma escola localizada no interior de Alagoas - Brasil. Trata-se de estudo qualitativo, realizado com base em pesquisa de campo, bibliográfica e documental, de tipo descritivo. Durante a prática dos jogos, puderam ser percebidas as competências e habilidades das crianças, muitas vezes não percebidas nas atividades peculiares à escola. Além disso, registraram-se manifestações particulares subjetivas que produziram efeitos ao longo do processo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID8719_TB2156_28102024204418.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDIVANIA MARIA SILVA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "EDIVANIA"
    "autor_email" => "edivania201210@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110384
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2156
    "inscrito_id" => 8719
    "titulo" => "O JOGO E LUDICIFDADE COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS NECESSÁRIOS NA SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMETAL I"
    "resumo" => "Quando se aborda a questão lúdica surge a necessidade de tratar de sua terminologia. No Dicionário Aurélio (1977, p. 280), encontra-se para verbete “Jogo” algumas definições, dentre elas destacamos duas, a primeira que diz ser o “jogo uma atividade física ou mental fundada num sistema, de regras que definem a perda ou o ganho”; a segunda, que o coloca como um “passatempo”. No Dicionário Michaelis (2000, p. 1204), há vinte e sete definições para o verbete “jogo”, dentre as quais selecionamos: “brincadeira, divertimento, folguedo” e “divertimento ou exercício de crianças, em que elas fazem prova de sua habilidade, destreza ou astúcia”. Aufauvre (1987, p. 31) menciona que o “termo jogo pode aplica-se a certos objetos que servem de suporte à atividade lúdica, mas também cobre diferentes tipos de comportamento tendo em comum a gratuidade em relação aos imperativos da vida. Tendo como objetivo compreender os jogos como recursos pedagógicos fundamental na contribuição do processo de ensino aprendizagem o mesmo visa estimular a aprendizagem de maneira prazerosa e eficaz com ludicidade através dos jogos. Dando embasamento ao texto buscou-se um aprofundamento nas teorias de Piaget, Vygotsky, wallon, Lévy e outros. Por fim, a partir dos pressupostos estudados, analisou-se o Ensino Fundamental de uma escola localizada no interior de Alagoas - Brasil. Trata-se de estudo qualitativo, realizado com base em pesquisa de campo, bibliográfica e documental, de tipo descritivo. Durante a prática dos jogos, puderam ser percebidas as competências e habilidades das crianças, muitas vezes não percebidas nas atividades peculiares à escola. Além disso, registraram-se manifestações particulares subjetivas que produziram efeitos ao longo do processo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID8719_TB2156_28102024204418.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDIVANIA MARIA SILVA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "EDIVANIA"
    "autor_email" => "edivania201210@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Quando se aborda a questão lúdica surge a necessidade de tratar de sua terminologia. No Dicionário Aurélio (1977, p. 280), encontra-se para verbete “Jogo” algumas definições, dentre elas destacamos duas, a primeira que diz ser o “jogo uma atividade física ou mental fundada num sistema, de regras que definem a perda ou o ganho”; a segunda, que o coloca como um “passatempo”. No Dicionário Michaelis (2000, p. 1204), há vinte e sete definições para o verbete “jogo”, dentre as quais selecionamos: “brincadeira, divertimento, folguedo” e “divertimento ou exercício de crianças, em que elas fazem prova de sua habilidade, destreza ou astúcia”. Aufauvre (1987, p. 31) menciona que o “termo jogo pode aplica-se a certos objetos que servem de suporte à atividade lúdica, mas também cobre diferentes tipos de comportamento tendo em comum a gratuidade em relação aos imperativos da vida. Tendo como objetivo compreender os jogos como recursos pedagógicos fundamental na contribuição do processo de ensino aprendizagem o mesmo visa estimular a aprendizagem de maneira prazerosa e eficaz com ludicidade através dos jogos. Dando embasamento ao texto buscou-se um aprofundamento nas teorias de Piaget, Vygotsky, wallon, Lévy e outros. Por fim, a partir dos pressupostos estudados, analisou-se o Ensino Fundamental de uma escola localizada no interior de Alagoas - Brasil. Trata-se de estudo qualitativo, realizado com base em pesquisa de campo, bibliográfica e documental, de tipo descritivo. Durante a prática dos jogos, puderam ser percebidas as competências e habilidades das crianças, muitas vezes não percebidas nas atividades peculiares à escola. Além disso, registraram-se manifestações particulares subjetivas que produziram efeitos ao longo do processo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.