REVISÃO DIALÓGICA NO PROCESSO DE PRODUÇÃO TEXTUAL ESCRITA: A FORMAÇÃO DOCENTE VIA PROJETOS DE EXTENSÃO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113199 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6189 "inscrito_id" => 5062 "titulo" => "REVISÃO DIALÓGICA NO PROCESSO DE PRODUÇÃO TEXTUAL ESCRITA: A FORMAÇÃO DOCENTE VIA PROJETOS DE EXTENSÃO" "resumo" => "Este estudo filia-se a área de Linguística Aplicada e contempla o movimento de formação inicial e continuada via dois projetos de extensão, junto aos graduandos, participantes de programas de formação na universidade, professores da rede e demais interessados. Compreendendo a natureza dialógica da linguagem este estudo toma como referencial teórico as publicações do Círculo de Bakhtin (2003, 2010, 2013) e propicia reflexões acerca das orientações curriculares oficiais (Brasil, 2018) norteadoras para o ensino para o ensino de língua portuguesa na educação básica, com ênfase nos estudos mais recentes sobre o eixo da escrita, nas práticas de revisão e de reescrita em âmbito escolar. Para tanto, a pesquisa caracteriza-se como qualitativa colaborativa de cunho bibliográfico para os aportes teóricos pois centramos nossas ações formativas junto aos sujeitos participantes, via instrumentos como os encontros de formação, questionário e observação de aulas em uma escola pública do interior do estado do Paraná. Nesse sentido destacamos que as análises compreendem o período de formação e de observação de aulas, e de oficinas com os participantes, presencial e remota, como a mesa-redonda sobre a temática em curso com abrangência de dois projetos de extensão ao longo de seu desenvolvimentos: i) Projeto de extensão: i) “A produção textual escrita escolar: aspectos da revisão e da reescrita no âmbito da formação docente” (Edital sônus 2023-UFRPE); ii) Projeto de extensão: “Estudos sobre a produção textual: O bilhete orientador nas práticas de revisão e reescrita escolar”, realizado no Paraná, vinculado à pesquisa “Entonações Valorativas em bilhetes orientadores para a revisão e reescrita de textos” (CNPq/Fundação Araucária), visando ações para a formação docente inicial e continuada, acerca dos processos de produção textual escrita, revisão e reescrita. Os resultados apresentaram-se satisfatórios e postulam indicadores para ações futuras na universidade visando cursos e eventos de extensão constantes que discutam relações conceituais, terminológicas e metodológicas nas práticas pedagógicas, visando ao desenvolvimento das competências em leitura e escrita dos alunos na escola e ao desenvolvimento dos professores em formação inicial e continuada, haja vista a (quase) ausência de formação contínua no eixo da escrita para os profissionais atuantes na escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID5062_TB6189_27052024135638.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANE CRISTINA BELTRAMINI BERTO" "autor_nome_curto" => "JANE" "autor_email" => "jane.beltramini@ufrpe.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113199 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6189 "inscrito_id" => 5062 "titulo" => "REVISÃO DIALÓGICA NO PROCESSO DE PRODUÇÃO TEXTUAL ESCRITA: A FORMAÇÃO DOCENTE VIA PROJETOS DE EXTENSÃO" "resumo" => "Este estudo filia-se a área de Linguística Aplicada e contempla o movimento de formação inicial e continuada via dois projetos de extensão, junto aos graduandos, participantes de programas de formação na universidade, professores da rede e demais interessados. Compreendendo a natureza dialógica da linguagem este estudo toma como referencial teórico as publicações do Círculo de Bakhtin (2003, 2010, 2013) e propicia reflexões acerca das orientações curriculares oficiais (Brasil, 2018) norteadoras para o ensino para o ensino de língua portuguesa na educação básica, com ênfase nos estudos mais recentes sobre o eixo da escrita, nas práticas de revisão e de reescrita em âmbito escolar. Para tanto, a pesquisa caracteriza-se como qualitativa colaborativa de cunho bibliográfico para os aportes teóricos pois centramos nossas ações formativas junto aos sujeitos participantes, via instrumentos como os encontros de formação, questionário e observação de aulas em uma escola pública do interior do estado do Paraná. Nesse sentido destacamos que as análises compreendem o período de formação e de observação de aulas, e de oficinas com os participantes, presencial e remota, como a mesa-redonda sobre a temática em curso com abrangência de dois projetos de extensão ao longo de seu desenvolvimentos: i) Projeto de extensão: i) “A produção textual escrita escolar: aspectos da revisão e da reescrita no âmbito da formação docente” (Edital sônus 2023-UFRPE); ii) Projeto de extensão: “Estudos sobre a produção textual: O bilhete orientador nas práticas de revisão e reescrita escolar”, realizado no Paraná, vinculado à pesquisa “Entonações Valorativas em bilhetes orientadores para a revisão e reescrita de textos” (CNPq/Fundação Araucária), visando ações para a formação docente inicial e continuada, acerca dos processos de produção textual escrita, revisão e reescrita. Os resultados apresentaram-se satisfatórios e postulam indicadores para ações futuras na universidade visando cursos e eventos de extensão constantes que discutam relações conceituais, terminológicas e metodológicas nas práticas pedagógicas, visando ao desenvolvimento das competências em leitura e escrita dos alunos na escola e ao desenvolvimento dos professores em formação inicial e continuada, haja vista a (quase) ausência de formação contínua no eixo da escrita para os profissionais atuantes na escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID5062_TB6189_27052024135638.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANE CRISTINA BELTRAMINI BERTO" "autor_nome_curto" => "JANE" "autor_email" => "jane.beltramini@ufrpe.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }