DERRUBANDO BARREIRAS PARA UMA ESCOLA INCLUSIVA :PROTAGONISMO DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA APLICAÇÃO DE OFICINA DE XADREZ
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110073 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1708 "inscrito_id" => 1369 "titulo" => "DERRUBANDO BARREIRAS PARA UMA ESCOLA INCLUSIVA :PROTAGONISMO DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA APLICAÇÃO DE OFICINA DE XADREZ" "resumo" => "Relato de uma experiência de oficina de xadrez ministrada na semana da educação inclusiva no ano de 2022. A elaboração da oficina ocorreu na sequência de atendimentos ao aluno com autismo que é público-alvo do Atendimento Educacional Especializado AEE. Justifica-se a escolha da prática em diminuir barreiras encontradas pelo aluno com autismo de nível de suporte 1 no ambiente escolar, criando caminhos a partir de suas habilidades e potencialidades para contínua permanecia do educando dentro do espaço educacional que é a escola. O aluno tinha dificuldades de frequentar a sala de aula com fragilidades em barulho e interação social. Objetiva-se nesta oficina de xadrez promover ao aluno com Transtorno do Espectro Autista o desenvolvimento de suas potencialidades no ambiente escolar, favorecendo o protagonismo do aluno e a interação com seus pares e a permanência do estudante na frequência escolar nos atendimentos e nas aulas da sala comum. A metodologia abordada foi a aplicação do Plano de AEE, em 8 atendimentos de 50 minutos. De acordo com contribuições dos autores Mantoan e Lanuti, do livro: a escola que queremos para todos. A oficina de xadrez veio a desenvolver as funções executivas do aluno, contribuindo para elaboração e organização de estratégias; a sustentação da atenção; a flexibilidade e a plasticidade comportamental; a mudança estratégica e a programação do que iria ocorrer (Fonseca, 2014). A interação do aluno com os participantes foi muito relevante nesta experiência, já que o aluno não conseguia conversar com os colegas. O aluno com a função de instruir e ensinar o método do jogo xadrez conseguiu interagir e conversar com os participantes da oficina. Considera-se que a atuação do professor para este aluno oportunizou ao aluno e a escola a vivenciar a escola para todos, em que tanto o aluno com deficiência aprende, como também ensina." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1369_TB1708_27102024235919.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CASSIA EUFRASIA DA SILVA COSTA" "autor_nome_curto" => "CASSIA" "autor_email" => "cassiaazul2@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110073 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1708 "inscrito_id" => 1369 "titulo" => "DERRUBANDO BARREIRAS PARA UMA ESCOLA INCLUSIVA :PROTAGONISMO DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA APLICAÇÃO DE OFICINA DE XADREZ" "resumo" => "Relato de uma experiência de oficina de xadrez ministrada na semana da educação inclusiva no ano de 2022. A elaboração da oficina ocorreu na sequência de atendimentos ao aluno com autismo que é público-alvo do Atendimento Educacional Especializado AEE. Justifica-se a escolha da prática em diminuir barreiras encontradas pelo aluno com autismo de nível de suporte 1 no ambiente escolar, criando caminhos a partir de suas habilidades e potencialidades para contínua permanecia do educando dentro do espaço educacional que é a escola. O aluno tinha dificuldades de frequentar a sala de aula com fragilidades em barulho e interação social. Objetiva-se nesta oficina de xadrez promover ao aluno com Transtorno do Espectro Autista o desenvolvimento de suas potencialidades no ambiente escolar, favorecendo o protagonismo do aluno e a interação com seus pares e a permanência do estudante na frequência escolar nos atendimentos e nas aulas da sala comum. A metodologia abordada foi a aplicação do Plano de AEE, em 8 atendimentos de 50 minutos. De acordo com contribuições dos autores Mantoan e Lanuti, do livro: a escola que queremos para todos. A oficina de xadrez veio a desenvolver as funções executivas do aluno, contribuindo para elaboração e organização de estratégias; a sustentação da atenção; a flexibilidade e a plasticidade comportamental; a mudança estratégica e a programação do que iria ocorrer (Fonseca, 2014). A interação do aluno com os participantes foi muito relevante nesta experiência, já que o aluno não conseguia conversar com os colegas. O aluno com a função de instruir e ensinar o método do jogo xadrez conseguiu interagir e conversar com os participantes da oficina. Considera-se que a atuação do professor para este aluno oportunizou ao aluno e a escola a vivenciar a escola para todos, em que tanto o aluno com deficiência aprende, como também ensina." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1369_TB1708_27102024235919.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CASSIA EUFRASIA DA SILVA COSTA" "autor_nome_curto" => "CASSIA" "autor_email" => "cassiaazul2@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }