Embora com funções distintas, a escola e a família desempenham papéis complementares no processo de aprendizagem e desenvolvimento de crianças e jovens. O primeiro contexto social em que uma pessoa é inserida ocorre através das dinâmicas familiares e esses conhecimentos iniciais formam a base para sua trajetória escolar. Assim, podemos afirmar que a participação dos pais na educação escolar dos filhos é fundamental para propiciar o desenvolvimento adequado de suas potencialidades físicas, afetivas e cognitivas. No entanto, estudos realizados nessa área mostram um distanciamento importante entre muitos pais e a educação de seus filhos, muitas vezes devido a sobrecargas profissionais ou pessoais, o que pode levar a uma falta de envolvimento parental. Este trabalho surgiu no contexto do projeto de pesquisa desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFRN, Campus Macau, que visa compreender a percepção da gestão escolar de instituições públicas e privadas da cidade de Macau/RN sobre a parceria entre escola e família. Tem como objetivo identificar a relação entre escola e família, evidenciando como a conexão entre essas instituições pode potencializar a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica de artigos acadêmicos nacionais. Os resultados indicam a necessidade de estratégias que aproximem essas instituições e reforcem o papel ativo dos pais em torno do desenvolvimento integral de seus filhos, destacando a relevância da intervenção da escola, seja por meio de reuniões ou eventos dessa natureza.