Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PARCERIA ESCOLA – FAMÍLIA: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 09 - Educação infantil
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114349
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7796
    "inscrito_id" => 942
    "titulo" => "PARCERIA ESCOLA – FAMÍLIA: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA"
    "resumo" => "Embora com funções distintas, a escola e a família desempenham papéis complementares no processo de aprendizagem e desenvolvimento de crianças e jovens. O primeiro contexto social em que uma pessoa é inserida ocorre através das dinâmicas familiares e esses conhecimentos iniciais formam a base para sua trajetória escolar. Assim, podemos afirmar que a participação dos pais na educação escolar dos filhos é fundamental para propiciar o desenvolvimento adequado de suas potencialidades físicas, afetivas e cognitivas. No entanto, estudos realizados nessa área mostram um distanciamento importante entre muitos pais e a educação de seus filhos, muitas vezes devido a sobrecargas profissionais ou pessoais, o que pode levar a uma falta de envolvimento parental. Este trabalho surgiu no contexto do projeto de pesquisa desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFRN, Campus Macau, que visa compreender a percepção da gestão escolar de instituições públicas e privadas da cidade de Macau/RN sobre a parceria entre escola e família. Tem como objetivo identificar a relação entre escola e família, evidenciando como a conexão entre essas instituições pode potencializar a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica de artigos acadêmicos nacionais. Os resultados indicam a necessidade de estratégias que aproximem essas instituições e reforcem o papel ativo dos pais em torno do desenvolvimento integral de seus filhos, destacando a relevância da intervenção da escola, seja por meio de reuniões ou eventos dessa natureza."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID942_TB7796_14102024113950.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIOVANNA BARACHO"
    "autor_nome_curto" => "Giovanna"
    "autor_email" => "giovanna.a@escolar.ifrn.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114349
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7796
    "inscrito_id" => 942
    "titulo" => "PARCERIA ESCOLA – FAMÍLIA: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA"
    "resumo" => "Embora com funções distintas, a escola e a família desempenham papéis complementares no processo de aprendizagem e desenvolvimento de crianças e jovens. O primeiro contexto social em que uma pessoa é inserida ocorre através das dinâmicas familiares e esses conhecimentos iniciais formam a base para sua trajetória escolar. Assim, podemos afirmar que a participação dos pais na educação escolar dos filhos é fundamental para propiciar o desenvolvimento adequado de suas potencialidades físicas, afetivas e cognitivas. No entanto, estudos realizados nessa área mostram um distanciamento importante entre muitos pais e a educação de seus filhos, muitas vezes devido a sobrecargas profissionais ou pessoais, o que pode levar a uma falta de envolvimento parental. Este trabalho surgiu no contexto do projeto de pesquisa desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFRN, Campus Macau, que visa compreender a percepção da gestão escolar de instituições públicas e privadas da cidade de Macau/RN sobre a parceria entre escola e família. Tem como objetivo identificar a relação entre escola e família, evidenciando como a conexão entre essas instituições pode potencializar a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica de artigos acadêmicos nacionais. Os resultados indicam a necessidade de estratégias que aproximem essas instituições e reforcem o papel ativo dos pais em torno do desenvolvimento integral de seus filhos, destacando a relevância da intervenção da escola, seja por meio de reuniões ou eventos dessa natureza."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID942_TB7796_14102024113950.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIOVANNA BARACHO"
    "autor_nome_curto" => "Giovanna"
    "autor_email" => "giovanna.a@escolar.ifrn.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Embora com funções distintas, a escola e a família desempenham papéis complementares no processo de aprendizagem e desenvolvimento de crianças e jovens. O primeiro contexto social em que uma pessoa é inserida ocorre através das dinâmicas familiares e esses conhecimentos iniciais formam a base para sua trajetória escolar. Assim, podemos afirmar que a participação dos pais na educação escolar dos filhos é fundamental para propiciar o desenvolvimento adequado de suas potencialidades físicas, afetivas e cognitivas. No entanto, estudos realizados nessa área mostram um distanciamento importante entre muitos pais e a educação de seus filhos, muitas vezes devido a sobrecargas profissionais ou pessoais, o que pode levar a uma falta de envolvimento parental. Este trabalho surgiu no contexto do projeto de pesquisa desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFRN, Campus Macau, que visa compreender a percepção da gestão escolar de instituições públicas e privadas da cidade de Macau/RN sobre a parceria entre escola e família. Tem como objetivo identificar a relação entre escola e família, evidenciando como a conexão entre essas instituições pode potencializar a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica de artigos acadêmicos nacionais. Os resultados indicam a necessidade de estratégias que aproximem essas instituições e reforcem o papel ativo dos pais em torno do desenvolvimento integral de seus filhos, destacando a relevância da intervenção da escola, seja por meio de reuniões ou eventos dessa natureza.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.