O surgimento de novos conceitos nas áreas biológicas exige uma reconsideração da forma como as ideias inovadoras são construídas, onde o estudante passa a ter um lugar passivo no processo de aprendizagem. Diante disso, este texto visa analisar as plantas por meio do aplicativo PinctureThis, com estudantes de uma escola da rede estadual da Paraíba no município de Catolé do Rocha. Para o desenvolvimento da fundamentação teórica da nossa discussão temos como base os trabalhos de autores tais como: Wandersee e Schussler (1999), De Oliveira et al. (2019), Minayo (2009), dentre outros que deram respaldo significativo no desenvolvimento deste projeto. Como metodologia optamos por uma do tipo qualitativa dos quais buscamos descrever todos os resultados constituintes ao longo da pesquisa. No que diz respeito aos fins da pesquisa, a mesma se classifica como uma pesquisa do tipo exploratória, A modalidade semipresencial permite que o estudante faça boa parte dos seus estudos de forma online. O retorno do trabalho pelos estudantes foi muito satisfatório, uma vez que encontramos dificuldades no retorno de projetos práticos com os estudantes. Em suma, o desenvolvimento deste projeto representou uma oportunidade valiosa para explorar novas abordagens educacionais e promover a integração das disciplinas envolvidas.