EXPLORANDO A GEOMETRIA TRIDIMENSIONAL NO MINECRAFT: O USO DO JOGO NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113097 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6013 "inscrito_id" => 11008 "titulo" => "EXPLORANDO A GEOMETRIA TRIDIMENSIONAL NO MINECRAFT: O USO DO JOGO NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS" "resumo" => "O presente trabalho destaca o uso crescente da tecnologia digital da informação e comunicação (TDIC) no ensino da geometria espacial, particularmente a utilização do jogo Minecraft como ferramenta didática para o ensino de geometria tridimensional (3D), estando o referido estudo pautado em uma pesquisa de natureza básica, abordagem qualitativa, exploratória e com procedimento bibliográfico. A geração atual é caracterizada por possuir um considerável quantitativo de nativos digitais, isto é, indivíduos socialmente habituados a buscar informações na Internet e não em fontes tradicionais, como livros de autores renomados e artigos científicos, o que por sua vez promove a ascensão das TDICs. Além disso, a geometria tridimensional é um campo do conhecimento relativamente desafiador, visto que muitos estudantes apresentam algum déficit de aprendizagem para compreender seus conceitos, sobretudo aqueles ligados à visualização de algum objeto matemático em 3D. Com base nessa problemática, o Minecraft oferece uma perspectiva inovadora, pois ele permite aos alunos criar e explorar estruturas tridimensionais e aplicar conceitos geométricos de forma prática por meio de blocos cúbicos. Ademais, o artigo tem por objetivo verificar os benefícios e desafios do aprendizado da geometria 3D, utilizando o Minecraft enquanto jogo eletrônico, buscando entender sua relevância a partir de suas funcionalidades e da implementação por parte dos professores da educação básica. Por fim, o Minecraft é visto como um método envolvente e lúdico de ensino de geometria 3D, embora tal opinião possa variar dependendo de sua usabilidade e das necessidades de cada discente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11008_TB6013_27102024210527.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIC DA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "Eric Santos" "autor_email" => "eric.santos@academico.ifpb.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113097 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6013 "inscrito_id" => 11008 "titulo" => "EXPLORANDO A GEOMETRIA TRIDIMENSIONAL NO MINECRAFT: O USO DO JOGO NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS" "resumo" => "O presente trabalho destaca o uso crescente da tecnologia digital da informação e comunicação (TDIC) no ensino da geometria espacial, particularmente a utilização do jogo Minecraft como ferramenta didática para o ensino de geometria tridimensional (3D), estando o referido estudo pautado em uma pesquisa de natureza básica, abordagem qualitativa, exploratória e com procedimento bibliográfico. A geração atual é caracterizada por possuir um considerável quantitativo de nativos digitais, isto é, indivíduos socialmente habituados a buscar informações na Internet e não em fontes tradicionais, como livros de autores renomados e artigos científicos, o que por sua vez promove a ascensão das TDICs. Além disso, a geometria tridimensional é um campo do conhecimento relativamente desafiador, visto que muitos estudantes apresentam algum déficit de aprendizagem para compreender seus conceitos, sobretudo aqueles ligados à visualização de algum objeto matemático em 3D. Com base nessa problemática, o Minecraft oferece uma perspectiva inovadora, pois ele permite aos alunos criar e explorar estruturas tridimensionais e aplicar conceitos geométricos de forma prática por meio de blocos cúbicos. Ademais, o artigo tem por objetivo verificar os benefícios e desafios do aprendizado da geometria 3D, utilizando o Minecraft enquanto jogo eletrônico, buscando entender sua relevância a partir de suas funcionalidades e da implementação por parte dos professores da educação básica. Por fim, o Minecraft é visto como um método envolvente e lúdico de ensino de geometria 3D, embora tal opinião possa variar dependendo de sua usabilidade e das necessidades de cada discente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11008_TB6013_27102024210527.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIC DA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "Eric Santos" "autor_email" => "eric.santos@academico.ifpb.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }