Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: VIVENCIANDO O ENSINO DOS ESPORTES DE FUTSAL E HANDEBOL NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação infantil
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110815
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2723
    "inscrito_id" => 8867
    "titulo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: VIVENCIANDO O ENSINO DOS ESPORTES DE FUTSAL E HANDEBOL NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Neste estudo, compartilhamos nossa experiência no estágio supervisionado I, destacando as modalidades esportivas de futsal e handebol abordadas no Ensino Fundamental II, especificamente nas turmas do 8° ano de Educação Física no Colégio da Polícia Militar Anísio Teixeira – CPM. Além de abordar a evolução histórica e as características únicas de ambos os esportes, enfatizamos a importância de transmitir não apenas as habilidades técnicas, mas também os contextos históricos e os princípios fundamentais de cada modalidade, ampliando assim a compreensão dos alunos. Durante a exploração do futsal, observamos que a inclusão de jogos incentivou os alunos a assimilar gradualmente os fundamentos esportivos, contribuindo para seu desenvolvimento físico, cognitivo e suas interações sociais. Os jogos também atuaram como uma ferramenta motivadora, tornando o aprendizado mais envolvente e participativo. No que se refere ao handebol, contextualizamos sua origem e trajetória, destacando como esse esporte europeu ganhou espaço nas instituições de ensino como uma forma de promover a formação integral dos estudantes. A compreensão desse contexto incentivou os alunos a se envolverem mais ativamente nas aulas e a entenderem a relevância de cada esporte em um contexto mais amplo. O método de pesquisa adotado envolveu uma observação detalhada das aulas e uma participação ativa junto à professora de Educação Física da instituição parceira. Essa colaboração proporcionou uma visão abrangente das dinâmicas pedagógicas e das interações entre alunos e professores, enriquecendo a compreensão das práticas de ensino. Este estudo destaca, portanto, a importância de uma abordagem inclusiva e holística na disciplina de Educação Física, que vai além do aspecto técnico, buscando estabelecer uma conexão profunda com a cultura do movimento corporal e promovendo um ambiente educacional mais enriquecedor e engajador."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID8867_TB2723_08042024154255.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS SOUZA BRITES"
    "autor_nome_curto" => "Lucas Souza Bri"
    "autor_email" => "lucasbrites2@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110815
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2723
    "inscrito_id" => 8867
    "titulo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: VIVENCIANDO O ENSINO DOS ESPORTES DE FUTSAL E HANDEBOL NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Neste estudo, compartilhamos nossa experiência no estágio supervisionado I, destacando as modalidades esportivas de futsal e handebol abordadas no Ensino Fundamental II, especificamente nas turmas do 8° ano de Educação Física no Colégio da Polícia Militar Anísio Teixeira – CPM. Além de abordar a evolução histórica e as características únicas de ambos os esportes, enfatizamos a importância de transmitir não apenas as habilidades técnicas, mas também os contextos históricos e os princípios fundamentais de cada modalidade, ampliando assim a compreensão dos alunos. Durante a exploração do futsal, observamos que a inclusão de jogos incentivou os alunos a assimilar gradualmente os fundamentos esportivos, contribuindo para seu desenvolvimento físico, cognitivo e suas interações sociais. Os jogos também atuaram como uma ferramenta motivadora, tornando o aprendizado mais envolvente e participativo. No que se refere ao handebol, contextualizamos sua origem e trajetória, destacando como esse esporte europeu ganhou espaço nas instituições de ensino como uma forma de promover a formação integral dos estudantes. A compreensão desse contexto incentivou os alunos a se envolverem mais ativamente nas aulas e a entenderem a relevância de cada esporte em um contexto mais amplo. O método de pesquisa adotado envolveu uma observação detalhada das aulas e uma participação ativa junto à professora de Educação Física da instituição parceira. Essa colaboração proporcionou uma visão abrangente das dinâmicas pedagógicas e das interações entre alunos e professores, enriquecendo a compreensão das práticas de ensino. Este estudo destaca, portanto, a importância de uma abordagem inclusiva e holística na disciplina de Educação Física, que vai além do aspecto técnico, buscando estabelecer uma conexão profunda com a cultura do movimento corporal e promovendo um ambiente educacional mais enriquecedor e engajador."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID8867_TB2723_08042024154255.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS SOUZA BRITES"
    "autor_nome_curto" => "Lucas Souza Bri"
    "autor_email" => "lucasbrites2@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Neste estudo, compartilhamos nossa experiência no estágio supervisionado I, destacando as modalidades esportivas de futsal e handebol abordadas no Ensino Fundamental II, especificamente nas turmas do 8° ano de Educação Física no Colégio da Polícia Militar Anísio Teixeira – CPM. Além de abordar a evolução histórica e as características únicas de ambos os esportes, enfatizamos a importância de transmitir não apenas as habilidades técnicas, mas também os contextos históricos e os princípios fundamentais de cada modalidade, ampliando assim a compreensão dos alunos. Durante a exploração do futsal, observamos que a inclusão de jogos incentivou os alunos a assimilar gradualmente os fundamentos esportivos, contribuindo para seu desenvolvimento físico, cognitivo e suas interações sociais. Os jogos também atuaram como uma ferramenta motivadora, tornando o aprendizado mais envolvente e participativo. No que se refere ao handebol, contextualizamos sua origem e trajetória, destacando como esse esporte europeu ganhou espaço nas instituições de ensino como uma forma de promover a formação integral dos estudantes. A compreensão desse contexto incentivou os alunos a se envolverem mais ativamente nas aulas e a entenderem a relevância de cada esporte em um contexto mais amplo. O método de pesquisa adotado envolveu uma observação detalhada das aulas e uma participação ativa junto à professora de Educação Física da instituição parceira. Essa colaboração proporcionou uma visão abrangente das dinâmicas pedagógicas e das interações entre alunos e professores, enriquecendo a compreensão das práticas de ensino. Este estudo destaca, portanto, a importância de uma abordagem inclusiva e holística na disciplina de Educação Física, que vai além do aspecto técnico, buscando estabelecer uma conexão profunda com a cultura do movimento corporal e promovendo um ambiente educacional mais enriquecedor e engajador.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.