Neste estudo, compartilhamos nossa experiência no estágio supervisionado I, destacando as modalidades esportivas de futsal e handebol abordadas no Ensino Fundamental II, especificamente nas turmas do 8° ano de Educação Física no Colégio da Polícia Militar Anísio Teixeira – CPM. Além de abordar a evolução histórica e as características únicas de ambos os esportes, enfatizamos a importância de transmitir não apenas as habilidades técnicas, mas também os contextos históricos e os princípios fundamentais de cada modalidade, ampliando assim a compreensão dos alunos. Durante a exploração do futsal, observamos que a inclusão de jogos incentivou os alunos a assimilar gradualmente os fundamentos esportivos, contribuindo para seu desenvolvimento físico, cognitivo e suas interações sociais. Os jogos também atuaram como uma ferramenta motivadora, tornando o aprendizado mais envolvente e participativo. No que se refere ao handebol, contextualizamos sua origem e trajetória, destacando como esse esporte europeu ganhou espaço nas instituições de ensino como uma forma de promover a formação integral dos estudantes. A compreensão desse contexto incentivou os alunos a se envolverem mais ativamente nas aulas e a entenderem a relevância de cada esporte em um contexto mais amplo. O método de pesquisa adotado envolveu uma observação detalhada das aulas e uma participação ativa junto à professora de Educação Física da instituição parceira. Essa colaboração proporcionou uma visão abrangente das dinâmicas pedagógicas e das interações entre alunos e professores, enriquecendo a compreensão das práticas de ensino. Este estudo destaca, portanto, a importância de uma abordagem inclusiva e holística na disciplina de Educação Física, que vai além do aspecto técnico, buscando estabelecer uma conexão profunda com a cultura do movimento corporal e promovendo um ambiente educacional mais enriquecedor e engajador.