O ensino do sistema digestório no ensino médio pode ser desafiador para o professor devido à escassez de recursos didáticos que possam facilitar a visualização e funcionamento desse sistema para os alunos, sendo assim a ludicidade surge como um recurso didático de grande auxílio na compreensão desses assuntos. Nesse sentido, este trabalho, tem por objetivo, analisar as contribuições de um jogo da memória no auxilio do ensino do sistema digestório no ensino médio, no intuito de facilitar e motivar a aprendizagem deste tema, visando contribuir para uma aula mais interessante e dinâmica. A pretensão do jogo foi trabalhar a fisiologia e a anatomia do sistema digestório, assim como os assuntos referentes a esse sistema, por meio de informações contidas em cartas e promovendo a discussão entre os integrantes da equipe, a partir de imagens e curiosidades. A aplicação da atividade, se deu por meio de aula expositivo-dialogada, com alunos de uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma escola Estadual na Região Metropolitana da Amazônia Paraense. Esta pesquisa, de cunho qualitativo, teve como objeto de investigação, às contribuições dos alunos sobre a prática aplicada, na qual se estabeleceu por meio da plataforma Google Forms que continham perguntas sobre a atividade, a aprendizagem e os conteúdos da temática. O jogo promoveu uma relação mutualística entre os alunos, onde os integrantes dos grupos discutiam para saber a função de cada órgão, permitindo com que houvesse a troca de informações entre os alunos. O jogo favoreceu um ambiente de aprendizado colaborativo, no qual os alunos foram incentivados a trabalhar em equipe