A promoção de ações de educação ambiental é fundamental para estimular a reflexão dos cidadãos sobre as problemáticas ambientais e incentivar a mudança de postura. Este artigo tem como propósito analisar as iniciativas de educação ambiental em contextos não formais de ensino no Brasil. Para alcançar esse objetivo, foi conduzido um levantamento de artigos científicos relacionados ao tema nos Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), publicados no período de 2019 a 2023 e revisados por pares. Inicialmente, foram identificados 1.544 artigos, dos quais 40 foram selecionados após uma triagem, onde foram selecionados somente os artigos que apresentavam ações práticas de educação ambiental junto à comunidade. Os dados obtidos foram compilados em uma planilha eletrônica, utilizando o software Excel®, e incluem informações como o número de publicações por ano, as regiões do Brasil onde as ações foram realizadas, as instituições dos autores, as revistas onde foram publicados e os tipos de atividades de educação ambiental executadas. Entre as diversas ações identificadas estão mesas de debate, cicloturismo, plantio de mudas, mapeamento participativo, elaboração de cartilhas e atividades culturais. Através do mapeamento, foi possível identificar a diversidade de práticas de educação ambiental em diferentes contextos e regiões do Brasil. O compartilhamento dessas atividades fornece subsídio para novas aplicações, enquanto a análise diagnóstica possibilita um melhor entendimento do contexto atual. Ambos os aspectos contribuem para estimular a sensibilização da sociedade em prol da preservação do meio ambiente.