Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS ASSISTIVAS EM ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO FORMAL, NÃO FORMAL E INFORMAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação especial
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111442
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3619
    "inscrito_id" => 3992
    "titulo" => "O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS ASSISTIVAS EM ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO FORMAL, NÃO FORMAL E INFORMAL"
    "resumo" => "A partir do século XXI observa-se um avanço com relação ao segmento de tecnologias denominadas assistivas. Estas favorecem a melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiências, mas nem todos: pessoas com deficiências e pessoas típicas, conseguem ter acesso e possuem domínio para usufruir desses recursos, uma vez que muitos deles, preveem a interação entre os usuários. Desta forma este estudo quanto à metodologia é de abordagem qualitativa, de natureza básica - desenvolvimento teórico, teve por Objetivo Geral analisar artigos publicados no Portal de periódicos da CAPES, SciELO Brazil e Google Acadêmico quanto às transformações que ocorrem nas práticas pedagógicas descritas, em espaços de educação formal e não formal, em virtude da introdução de tecnologias digitais assistivas em propostas pedagógicas, tendo por Objetivos Específicos: (i) identificar como as tecnologias assistivas dos aplicativos - Domlexia; Picto TEA; Wheelmap; Ubook; Google BrailleBack alteram a natureza da práxis educativa e laboral; e (ii) analisar suas potencialidades para a inovação no ensino e consequente inclusão escolar e social/profissional. O período estabelecido correspondente foi de 2015 até 2022 inclusive. O estudo teórico possibilitou a compreensão acerca do uso desses recursos essenciais para pessoas com deficiência ampliando, consequentemente, a consolidação de informações acerca das formas de utilização dos respectivos softwares, com vistas à melhoria das condições de inclusão em espaços escolares e laborais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID3992_TB3619_08042024232811.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HAYDÉA M M DE S REIS"
    "autor_nome_curto" => "Haydéa M M de S"
    "autor_email" => "haydea.reis@unigranrio.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111442
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3619
    "inscrito_id" => 3992
    "titulo" => "O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS ASSISTIVAS EM ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO FORMAL, NÃO FORMAL E INFORMAL"
    "resumo" => "A partir do século XXI observa-se um avanço com relação ao segmento de tecnologias denominadas assistivas. Estas favorecem a melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiências, mas nem todos: pessoas com deficiências e pessoas típicas, conseguem ter acesso e possuem domínio para usufruir desses recursos, uma vez que muitos deles, preveem a interação entre os usuários. Desta forma este estudo quanto à metodologia é de abordagem qualitativa, de natureza básica - desenvolvimento teórico, teve por Objetivo Geral analisar artigos publicados no Portal de periódicos da CAPES, SciELO Brazil e Google Acadêmico quanto às transformações que ocorrem nas práticas pedagógicas descritas, em espaços de educação formal e não formal, em virtude da introdução de tecnologias digitais assistivas em propostas pedagógicas, tendo por Objetivos Específicos: (i) identificar como as tecnologias assistivas dos aplicativos - Domlexia; Picto TEA; Wheelmap; Ubook; Google BrailleBack alteram a natureza da práxis educativa e laboral; e (ii) analisar suas potencialidades para a inovação no ensino e consequente inclusão escolar e social/profissional. O período estabelecido correspondente foi de 2015 até 2022 inclusive. O estudo teórico possibilitou a compreensão acerca do uso desses recursos essenciais para pessoas com deficiência ampliando, consequentemente, a consolidação de informações acerca das formas de utilização dos respectivos softwares, com vistas à melhoria das condições de inclusão em espaços escolares e laborais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID3992_TB3619_08042024232811.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HAYDÉA M M DE S REIS"
    "autor_nome_curto" => "Haydéa M M de S"
    "autor_email" => "haydea.reis@unigranrio.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A partir do século XXI observa-se um avanço com relação ao segmento de tecnologias denominadas assistivas. Estas favorecem a melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiências, mas nem todos: pessoas com deficiências e pessoas típicas, conseguem ter acesso e possuem domínio para usufruir desses recursos, uma vez que muitos deles, preveem a interação entre os usuários. Desta forma este estudo quanto à metodologia é de abordagem qualitativa, de natureza básica - desenvolvimento teórico, teve por Objetivo Geral analisar artigos publicados no Portal de periódicos da CAPES, SciELO Brazil e Google Acadêmico quanto às transformações que ocorrem nas práticas pedagógicas descritas, em espaços de educação formal e não formal, em virtude da introdução de tecnologias digitais assistivas em propostas pedagógicas, tendo por Objetivos Específicos: (i) identificar como as tecnologias assistivas dos aplicativos - Domlexia; Picto TEA; Wheelmap; Ubook; Google BrailleBack alteram a natureza da práxis educativa e laboral; e (ii) analisar suas potencialidades para a inovação no ensino e consequente inclusão escolar e social/profissional. O período estabelecido correspondente foi de 2015 até 2022 inclusive. O estudo teórico possibilitou a compreensão acerca do uso desses recursos essenciais para pessoas com deficiência ampliando, consequentemente, a consolidação de informações acerca das formas de utilização dos respectivos softwares, com vistas à melhoria das condições de inclusão em espaços escolares e laborais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.