A partir do século XXI observa-se um avanço com relação ao segmento de tecnologias denominadas assistivas. Estas favorecem a melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiências, mas nem todos: pessoas com deficiências e pessoas típicas, conseguem ter acesso e possuem domínio para usufruir desses recursos, uma vez que muitos deles, preveem a interação entre os usuários. Desta forma este estudo quanto à metodologia é de abordagem qualitativa, de natureza básica - desenvolvimento teórico, teve por Objetivo Geral analisar artigos publicados no Portal de periódicos da CAPES, SciELO Brazil e Google Acadêmico quanto às transformações que ocorrem nas práticas pedagógicas descritas, em espaços de educação formal e não formal, em virtude da introdução de tecnologias digitais assistivas em propostas pedagógicas, tendo por Objetivos Específicos: (i) identificar como as tecnologias assistivas dos aplicativos - Domlexia; Picto TEA; Wheelmap; Ubook; Google BrailleBack alteram a natureza da práxis educativa e laboral; e (ii) analisar suas potencialidades para a inovação no ensino e consequente inclusão escolar e social/profissional. O período estabelecido correspondente foi de 2015 até 2022 inclusive. O estudo teórico possibilitou a compreensão acerca do uso desses recursos essenciais para pessoas com deficiência ampliando, consequentemente, a consolidação de informações acerca das formas de utilização dos respectivos softwares, com vistas à melhoria das condições de inclusão em espaços escolares e laborais.