Atualmente, a pauta da inclusão tem ganhado notoriedade nos debates acadêmicos, políticos e na mídia, impulsionada por um movimento global que busca erradicar barreiras e preconceitos históricos. Esse crescente interesse reflete a importância de não apenas reconhecer a diversidade, mas representá-la, valorizá-la e promovê-la ativamente, implementando práticas que garantam igualdade de oportunidades para todos. Ao discutir a inclusão, é crucial compreender que é necessário transpor paradigmas, ampliando o conceito para todos os sujeitos da educação, em especial os mais vulneráveis, como as pessoas com deficiência e as minorias étnicas, sociais e culturais, na busca por uma sociedade mais justa e igualitária. Nesse sentido, este estudo analisa como a temática da inclusão está inserida nas ações de extensão desenvolvidas pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), no período de 2022 a 2024. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando como instrumentos análise documental e bibliográfica. Tomou-se como fontes as ações de extensão submetidas à Pró-reitoria de Extensão da UFRR, durante o referido período, com buscas realizadas a partir dos seguintes descritores: inclusão, diversidade, indígenas, migração, migrantes, venezuelanos, refugiados, pretos, negros, população aprisionada, LGBTQIA+. Nos achados da pesquisa, verifica-se que, no ano de 2022, 222 ações foram cadastradas, das quais apenas 17 na área da inclusão. Já em 2023, o número de ações salta para 374, entretanto as que trabalham com o tema se mantêm em 18. No primeiro semestre de 2024, das 103 ações cadastradas, não há nenhuma na área pesquisada. Esses números revelam que as ações de extensão que têm como objeto a inclusão ainda são muito incipientes. Destaca-se, portanto, a necessidade da ampliação de ações que contemplem a referida temática, especialmente considerando o contexto geográfico em que a UFRR está inserida, com uma vasta comunidade acadêmica composta por indígenas, migrantes nacionais e internacionais.