FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES(AS) PARA EJA: PRINCÍPIOS, CONCEPÇÕES E NECESSIDADES FORMATIVAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110728 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2607 "inscrito_id" => 10553 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES(AS) PARA EJA: PRINCÍPIOS, CONCEPÇÕES E NECESSIDADES FORMATIVAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA." "resumo" => "RESUMO Este estudo investiga a formação continuada de professores(as) atuantes na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), destacando princípios, concepções e necessidades formativas específicos desses(as) educadores(as). A pesquisa é orientada pela problemática: Quais princípios, concepções e necessidades formativas constituem a formação continuada de professores(as) para a EJA na EPT? Está inserida no contexto do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), objetivando analisar nas formações os princípios, concepções e necessidades formativas trazidas para o desenvolvimento pedagógico dos(as) docentes. Adotando uma metodologia de pesquisa mista (Mattar; Ramos, 2021), aplicou-se oficinas pedagógicas e questionários semiestruturados. Os dados possibilitaram uma análise detalhada das percepções, experiências e também necessidades de aprendizagens dos docentes. A técnica de Análise Textual Discursiva (Moraes; Galiazzi, 2020) foi empregada para avaliar as respostas, facilitando a identificação de tópicos principais ligados aos fundamentos, às concepções e as necessidades formativas das formações e dos professores(as). A discussão teórica se sustenta em Moura (2023), Silva (2022), Freire (2019; 2019a; 2019b), Mizukami (2018), Jardilino e Araújo (2014), Nóvoa (2009), dentre outros. Os achados indicam uma necessidade expressiva por formações alinhadas às particularidades da EJA na EPT. Identificaram-se princípios fundamentais como a valorização das experiências prévias dos estudantes, a exigência de práticas pedagógicas flexíveis e o reconhecimento da diversidade cultural e de aprendizado dos estudantes. As concepções dos docentes ressaltam a importância da atualização constante em metodologias de ensino que favoreçam a inclusão e a efetividade educacional. Destacou-se a necessidade de estratégias formativas que contemplem a EJA, incluindo a criação de recursos didáticos adequados e a adoção de abordagens pedagógicas avançadas. Este estudo contribui significativamente para a compreensão das complexidades inerentes à formação continuada de professores(as) de EJA, apontando perspectivas importantes para a formulação de políticas e práticas educacionais mais adequadas à Educação Profissional e Tecnológica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10553_TB2607_28102024231535.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO ALVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "PEDRO ALVES" "autor_email" => "biopetrus@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110728 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2607 "inscrito_id" => 10553 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES(AS) PARA EJA: PRINCÍPIOS, CONCEPÇÕES E NECESSIDADES FORMATIVAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA." "resumo" => "RESUMO Este estudo investiga a formação continuada de professores(as) atuantes na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), destacando princípios, concepções e necessidades formativas específicos desses(as) educadores(as). A pesquisa é orientada pela problemática: Quais princípios, concepções e necessidades formativas constituem a formação continuada de professores(as) para a EJA na EPT? Está inserida no contexto do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), objetivando analisar nas formações os princípios, concepções e necessidades formativas trazidas para o desenvolvimento pedagógico dos(as) docentes. Adotando uma metodologia de pesquisa mista (Mattar; Ramos, 2021), aplicou-se oficinas pedagógicas e questionários semiestruturados. Os dados possibilitaram uma análise detalhada das percepções, experiências e também necessidades de aprendizagens dos docentes. A técnica de Análise Textual Discursiva (Moraes; Galiazzi, 2020) foi empregada para avaliar as respostas, facilitando a identificação de tópicos principais ligados aos fundamentos, às concepções e as necessidades formativas das formações e dos professores(as). A discussão teórica se sustenta em Moura (2023), Silva (2022), Freire (2019; 2019a; 2019b), Mizukami (2018), Jardilino e Araújo (2014), Nóvoa (2009), dentre outros. Os achados indicam uma necessidade expressiva por formações alinhadas às particularidades da EJA na EPT. Identificaram-se princípios fundamentais como a valorização das experiências prévias dos estudantes, a exigência de práticas pedagógicas flexíveis e o reconhecimento da diversidade cultural e de aprendizado dos estudantes. As concepções dos docentes ressaltam a importância da atualização constante em metodologias de ensino que favoreçam a inclusão e a efetividade educacional. Destacou-se a necessidade de estratégias formativas que contemplem a EJA, incluindo a criação de recursos didáticos adequados e a adoção de abordagens pedagógicas avançadas. Este estudo contribui significativamente para a compreensão das complexidades inerentes à formação continuada de professores(as) de EJA, apontando perspectivas importantes para a formulação de políticas e práticas educacionais mais adequadas à Educação Profissional e Tecnológica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10553_TB2607_28102024231535.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO ALVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "PEDRO ALVES" "autor_email" => "biopetrus@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }