Como problemática, este estudo centra seu olhar sobre as especializações realizadas em uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada localizada no bairro Damas-Ce, buscando mapear junto a coordenação e seus alunos melhores estratégias para o gerenciamento e avaliação dos cursos ofertados por esta. Os objetivos específicos são: (i) identificar as limitações enfrentadas pela gestão sobre a avaliação para melhoria; e (ii) analisar as ações de avaliação aplicadas. Este estudo é de cunho qualitativo do tipo estudo de caso realizado em uma IES tendo como foco 4 cursos de especialização em funcionamento. O suporte do estudo está sobre conceitos que permeiam sobre a avaliação e as funções da gestão. Enquanto avaliação compreendendo suas dimensões científicas, normativas, técnicas, da mesma forma que ideológicas, filosóficas, éticas e políticas. Essa preocupação surgiu pelo contexto da massificação e mercantilização da educação superior (Dias Sobrinho, 2010). E ao se tratar sobre a gestão no ensino superior, com reflexões sobre as funções que abrangem essa ação de gerenciamento das rotinas dessa: são estas: planejamento (Ribeiro, 1986; Luckesi, 2011; Veiga, 2003); organização (Vieira, Almeida e Alonso, 2003; Libâneo, 2001; Lück, 2013); direção (Paro, 2012; Kuenzer, 2011; Vieira, 2003) e controle (Wellen, 2010; Ferreira, 2011). As considerações finais apontam para a necessidade de uma interlocução mais acentuada com os sujeitos do processo, alunos, professores e gestão, assim, precisam estar mais próximas do planejamento e controle, para uma perspectiva de melhoramento das atividades e rotinas de acompanhamentos dos cursos analisados com vistas a continuação destes para um melhor atendimento dos profissionais que os procuram para estarem inseridos no mundo do trabalho.