Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GESTÃO E AVALIAÇÃO DE CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU: UM ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Como problemática, este estudo centra seu olhar sobre as especializações realizadas em uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada localizada no bairro Damas-Ce, buscando mapear junto a coordenação e seus alunos melhores estratégias para o gerenciamento e avaliação dos cursos ofertados por esta. Os objetivos específicos são: (i) identificar as limitações enfrentadas pela gestão sobre a avaliação para melhoria; e (ii) analisar as ações de avaliação aplicadas. Este estudo é de cunho qualitativo do tipo estudo de caso realizado em uma IES tendo como foco 4 cursos de especialização em funcionamento. O suporte do estudo está sobre conceitos que permeiam sobre a avaliação e as funções da gestão. Enquanto avaliação compreendendo suas dimensões científicas, normativas, técnicas, da mesma forma que ideológicas, filosóficas, éticas e políticas. Essa preocupação surgiu pelo contexto da massificação e mercantilização da educação superior (Dias Sobrinho, 2010). E ao se tratar sobre a gestão no ensino superior, com reflexões sobre as funções que abrangem essa ação de gerenciamento das rotinas dessa: são estas: planejamento (Ribeiro, 1986; Luckesi, 2011; Veiga, 2003); organização (Vieira, Almeida e Alonso, 2003; Libâneo, 2001; Lück, 2013); direção (Paro, 2012; Kuenzer, 2011; Vieira, 2003) e controle (Wellen, 2010; Ferreira, 2011). As considerações finais apontam para a necessidade de uma interlocução mais acentuada com os sujeitos do processo, alunos, professores e gestão, assim, precisam estar mais próximas do planejamento e controle, para uma perspectiva de melhoramento das atividades e rotinas de acompanhamentos dos cursos analisados com vistas a continuação destes para um melhor atendimento dos profissionais que os procuram para estarem inseridos no mundo do trabalho.

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