Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E (RE)CONSTRUÇÃO DE SABERES DOCENTES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação especial
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111879
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4278
    "inscrito_id" => 7423
    "titulo" => "PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E (RE)CONSTRUÇÃO DE SABERES DOCENTES"
    "resumo" => "O paradigma da inclusão presente na educação vem reivindicando novos saberes e estratégias pedagógicas para acessibilizar o currículo aos estudantes com necessidades educacionais específicas-NEE, assim como, a adoção de materiais didáticos adaptados/acessíveis e ou recursos de tecnologia assistiva. Nesse contexto, este artigo objetiva apresentar as ações do projeto de ensino “Práticas de educação inclusiva e (re)construção de saberes docentes” que buscou desenvolver ações tendo como bolsistas estudantes do curso de licenciatura em Letras Português e Espanhol com ênfase no atendimento dos estudantes com NEE que possuem Plano de Ensino Individualizado-PEI, regularmente matriculados no campus Restinga, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul-IFRS. O referido projeto buscou contribuir para a construção de saberes docentes inclusivos, por meio das experiências de monitoria no contraturno com ênfase no desenvolvimento da leitura e escrita. Os procedimentos metodológicos consistiram em monitoria de contraturno para auxílio na organização dos estudos acadêmicos e no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos estudantes com NEE; planejamento pedagógico; leitura e discussão de textos; produção de materiais pedagógicos acessíveis/adaptados. Como referencial teórico destacamos a contribuição de autores que compreendem a educação inclusiva com direito humano Baptista (2015;2019), Mantoan (2015); bem como pesquisadores que compreendem o PEI como ferramenta de acessibilidade curricular Tannús-Valadão e Mendes (2018), Silva e Camargo (2021) e, teóricos que investigam os processos de construção do trabalho e da identidade docente Tardif (2012), Pimenta (2012), Nóvoa (1992;1995). Os resultados encontrados destacam: os desafios da acessibilidade curricular para atender diferentes NEE’s, a necessidade de um planejamento que seja flexível e que considere o tempo de aprendizagem do aluno, o desafio de ressignificar as crenças e expectativas docentes sobre o próprio trabalho e sobre o desempenho dos estudantes, a importância de investir nas potencialidades dos estudantes com NEE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID7423_TB4278_11052024213800.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JESSIE ORTIZ MARIMON"
    "autor_nome_curto" => "JESSIE"
    "autor_email" => "jessie.marimon@restinga.ifrs.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111879
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4278
    "inscrito_id" => 7423
    "titulo" => "PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E (RE)CONSTRUÇÃO DE SABERES DOCENTES"
    "resumo" => "O paradigma da inclusão presente na educação vem reivindicando novos saberes e estratégias pedagógicas para acessibilizar o currículo aos estudantes com necessidades educacionais específicas-NEE, assim como, a adoção de materiais didáticos adaptados/acessíveis e ou recursos de tecnologia assistiva. Nesse contexto, este artigo objetiva apresentar as ações do projeto de ensino “Práticas de educação inclusiva e (re)construção de saberes docentes” que buscou desenvolver ações tendo como bolsistas estudantes do curso de licenciatura em Letras Português e Espanhol com ênfase no atendimento dos estudantes com NEE que possuem Plano de Ensino Individualizado-PEI, regularmente matriculados no campus Restinga, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul-IFRS. O referido projeto buscou contribuir para a construção de saberes docentes inclusivos, por meio das experiências de monitoria no contraturno com ênfase no desenvolvimento da leitura e escrita. Os procedimentos metodológicos consistiram em monitoria de contraturno para auxílio na organização dos estudos acadêmicos e no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos estudantes com NEE; planejamento pedagógico; leitura e discussão de textos; produção de materiais pedagógicos acessíveis/adaptados. Como referencial teórico destacamos a contribuição de autores que compreendem a educação inclusiva com direito humano Baptista (2015;2019), Mantoan (2015); bem como pesquisadores que compreendem o PEI como ferramenta de acessibilidade curricular Tannús-Valadão e Mendes (2018), Silva e Camargo (2021) e, teóricos que investigam os processos de construção do trabalho e da identidade docente Tardif (2012), Pimenta (2012), Nóvoa (1992;1995). Os resultados encontrados destacam: os desafios da acessibilidade curricular para atender diferentes NEE’s, a necessidade de um planejamento que seja flexível e que considere o tempo de aprendizagem do aluno, o desafio de ressignificar as crenças e expectativas docentes sobre o próprio trabalho e sobre o desempenho dos estudantes, a importância de investir nas potencialidades dos estudantes com NEE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID7423_TB4278_11052024213800.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JESSIE ORTIZ MARIMON"
    "autor_nome_curto" => "JESSIE"
    "autor_email" => "jessie.marimon@restinga.ifrs.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O paradigma da inclusão presente na educação vem reivindicando novos saberes e estratégias pedagógicas para acessibilizar o currículo aos estudantes com necessidades educacionais específicas-NEE, assim como, a adoção de materiais didáticos adaptados/acessíveis e ou recursos de tecnologia assistiva. Nesse contexto, este artigo objetiva apresentar as ações do projeto de ensino “Práticas de educação inclusiva e (re)construção de saberes docentes” que buscou desenvolver ações tendo como bolsistas estudantes do curso de licenciatura em Letras Português e Espanhol com ênfase no atendimento dos estudantes com NEE que possuem Plano de Ensino Individualizado-PEI, regularmente matriculados no campus Restinga, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul-IFRS. O referido projeto buscou contribuir para a construção de saberes docentes inclusivos, por meio das experiências de monitoria no contraturno com ênfase no desenvolvimento da leitura e escrita. Os procedimentos metodológicos consistiram em monitoria de contraturno para auxílio na organização dos estudos acadêmicos e no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos estudantes com NEE; planejamento pedagógico; leitura e discussão de textos; produção de materiais pedagógicos acessíveis/adaptados. Como referencial teórico destacamos a contribuição de autores que compreendem a educação inclusiva com direito humano Baptista (2015;2019), Mantoan (2015); bem como pesquisadores que compreendem o PEI como ferramenta de acessibilidade curricular Tannús-Valadão e Mendes (2018), Silva e Camargo (2021) e, teóricos que investigam os processos de construção do trabalho e da identidade docente Tardif (2012), Pimenta (2012), Nóvoa (1992;1995). Os resultados encontrados destacam: os desafios da acessibilidade curricular para atender diferentes NEE’s, a necessidade de um planejamento que seja flexível e que considere o tempo de aprendizagem do aluno, o desafio de ressignificar as crenças e expectativas docentes sobre o próprio trabalho e sobre o desempenho dos estudantes, a importância de investir nas potencialidades dos estudantes com NEE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.