Este trabalho é proveniente das vivências em sala de aula de uma escola de ensino profissionalizante em Ananindeua-PA com a inserção de jovens aprendizes no mercado de trabalho. São várias as dificuldades encontradas quanto a entrada de jovens no mercado de trabalho, por diversos motivos que vão desde a idade até a ausência de experiência profissional e habilidades para desempenhar atividades laborais nos diversos tipos de organizações. Este artigo irá retratar as experiências com jovens aprendizes na Escola Salesiana do Trabalho, instituição religiosa e social que capacita e insere jovens no mercado de trabalho, e as contribuições da atuação do profissional da pedagogia na preparação dos jovens para o mundo profissional. O objetivo é demonstrar o diferencial que os conhecimentos da educação social na atuação profissional de jovens têm dentro das organizações e como tais conhecimentos contribuem para a vida em sociedade. Trata-se de uma pesquisa realizada através de formulário com perguntas acerca da atuação de jovens aprendizes que já estão dentro de organizações e como o período de capacitação contribuiu para o desenvolvimento das suas atividades, bem como uma entrevista com uma profissional da área administrativa sobre como o período de aprendizagem e a ensino profissionalizante colaboram para a sua carreira. Os resultados da pesquisa e entrevista apontam para um maior rendimento nas atividades das organizações e conhecimento dos direitos civis e sociais dos mesmos jovens. Conclui-se que a atuação do profissional da pedagogia na profissionalização de jovens para o mercado de trabalho é essencial para que as organizações tenham bons resultados e para que a sociedade tenha sujeitos que são capazes de conhecer e lutar pelos seus direitos.