A tecnologia faz parte do contexto atual e deve ser ressignificada em sala de aula a partir da inclusão das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDIC como ferramenta didática no processo de ensino e aprendizagem em tempos e espaços diferenciados e como mediadora entre a sala de aula e o mundo. Nesta perspectiva, a presente pesquisa analisa os impactos da inclusão das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na sala de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Francisca Gomes Batista, em Brejo do Cruz-PB partindo da perspectiva do novo espaço e tempo escolar, procurando estabelecer ações que se compatibilizem com a realidade escolar pesquisada junto aos professores. Como metodologia é utilizada a pesquisa-ação por ser de cunho qualitativo, sem impedir a ação quantitativa no contexto pesquisado. O uso de entrevista estruturada foi capaz de fornecer elementos de inclusão das ferramentas digitais na sala de aula como recurso pedagógico e consignar a contribuição desse recurso para o desenvolvimento da aprendizagem sistemática e o aperfeiçoamento de aprendizagens existentes. A partir dos resultados apresentados, onde 37% dos professores da escola não fazem uso de ferramentas tecnológicas em sua prática pedagógica, e 63% utilizam, foi possível inferir que, embora os professores reconheçam a importância das TDIC na sala de aula, pouco ainda está sendo feito para que de fato elas ocorram em tempos e espaços escolares diferenciados e preparem os educandos para sua utilização no mundo.