A gramática tradicional é o principal conteúdo associado ao ensino de Língua Portuguesa, isto pois, convencionou-se o uso majoritário dessa perspectiva de ensino em sala de aula. Nesse sentido, faz-se necessário uma revisão do conceito de língua ensinado nas aulas de Língua Portuguesa, bem como de seus aspectos fundamentais a serem desenvolvidos na educação básica, a fim de propagar práticas de ensino voltadas ao aspecto interativo e ideológico da língua. Nesse contexto, este artigo tem como principal objetivo dar ênfase aos estudos do uso da gramática contextualizada nas aulas de Língua Portuguesa da educação básica, de modo a elucidar a importância da implementação de novas metodologias de ensino, tendo em vista a melhor forma de garantir que a escola seja um local propício ao desenvolvimento dos estudos linguísticos envolvidos no uso da língua materna. Com esse propósito, é imprescindível realizar uma pesquisa bibliográfica a partir dos estudos de Antunes (2014), Bagno (2000), Ferrarezi (2014) e Bortoni-Ricardo (2004), os quais estabelecem uma importante discussão sobre o ensino de língua portuguesa com base nos aspectos interacionais e sociais, compreendendo a relevância do ensino contextualizado do português brasileiro. Desse modo, pode-se chegar a um ensino da língua que está no cotidiano de todos os indivíduos, desprendendo-se das concepções tradicionais estáticas, que pouco se aproximam da realidade de uso da linguagem.