O objetivo do presente estudo foi compreender a importância da Arteterapia no contexto da Educação Infantil a partir de pesquisas brasileiras recentes. Realizou-se um levantamento da literatura em março de 2023, na ferramenta de busca Google Acadêmico e no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no recorte temporal de 2018 a 2023, utilizando a combinação de palavras-chave: ‘’Arteterapia” AND ‘’Educação infantil” para entender o que diz a literatura brasileira sobre a importância da Arteterapia aplicada ao contexto da Educação Infantil no período de 2018 a 2023. Como resultados, conseguimos verificar que 100% das produções selecionadas concordam que a Arteterapia possui o potencial de preencher lacunas na Educação Infantil, momento em que, geralmente, o foco principal não está na arte nem na valorização da utilização dos materiais artísticos. Sendo assim, segundo Calixto (2020) e Vieira, Monteiro e Oliveira (2022) é essencial reconhecer que por meio da Arteterapia as crianças podem ter acesso ao seu inconsciente e expressar por meio da arte aquilo que não conseguem expressar verbalmente, o que as auxilia nos processos de descobertas, autoconhecimento e desenvolvimento da criatividade. Contudo, a Arteterapia ainda é uma temática pouco pesquisada no âmbito da educação infantil, embora haja conhecimentos sobre o seu impacto positivo na expressão criativa, na criatividade, na manifestação emocional, no comportamento, na descoberta, significação e representação do mundo circundante pela criança etc. (Calixto, 2020). Concluímos que a Arteterapia pode colaborar grandemente no trabalho docente com as crianças, principalmente porque ela potencializa a manifestação do inconsciente que ajuda as crianças a expressarem e a trabalharem suas emoções.