CRIANÇAS - O BRINCAR NO PRESENTE – O TEMPO PRECIOSO DA INFÂNCIA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109615 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1038 "inscrito_id" => 3163 "titulo" => "CRIANÇAS - O BRINCAR NO PRESENTE – O TEMPO PRECIOSO DA INFÂNCIA" "resumo" => "Esta pesquisa que apresento, intitulada: CRIANÇAS - O BRINCAR NO PRESENTE – O TEMPO PRECIOSO DA INFÂNCIA, tem como objetivo cooperar com subsídios teóricos e epistemológicos para o trabalho do professor(a) na educação infantil, trazendo como referência as proposições da biologia cultural de Humberto Maturana. O referencial que orientou este olhar investigativo e reflexivo do pesquisador foram Valdo Barcelos, Humberto Maturana e Paulo Freire. Realizamos uma pesquisa bibliográfica, a partir da Biologia do Amar e da Biologia do Conhecer, entendendo a educação como o espaço de respeito, amor, cooperação, acolhimento e do brincar, compreendendo que tudo que nos ocorre é biológico, porém intermediado com nossa cultura, no viver e conviver – fluir do viver. A ideia é que o leitor perceba que a educação parte do Amar, através da convivência, onde a criança tenha espaço para se expressar e se desenvolver, sendo respeitada e acolhida em suas diferenças. Que nossos professores(as) compreendam que a escola é lugar de alegria, de aprendizagem, coletividade, cooperação e jamais competição, lugar de trocar, de respeito a si e ao outro, como legítimo outro, de encantamento, de errros e acertos, De VIDA, de olhares afetuosos, acolhedores, de sorrisos, de abraços, onde a escola seja espaço de legitimidade, diálogo, aceitação, um lugar onde se conheça a criança que está em nossas mãos, sensibilizando-a para a linguagem do Amar que nos escreve Maturana e utilizando a metáfora da borboleta, acredito que todas as crianças, lindas borboletas, que um dia como lagarta, rompem as camadas mais espessas para ser o melhor de si mesma, possamos romper com aquilo que não nos faz sentido e abrindo assim espaço para que o amar e o brincar se faça presente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID3163_TB1038_04042024084529.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAQUELINE MACIEL" "autor_nome_curto" => "Jaqueline Macie" "autor_email" => "jaquelinegoldschmidt09@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109615 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1038 "inscrito_id" => 3163 "titulo" => "CRIANÇAS - O BRINCAR NO PRESENTE – O TEMPO PRECIOSO DA INFÂNCIA" "resumo" => "Esta pesquisa que apresento, intitulada: CRIANÇAS - O BRINCAR NO PRESENTE – O TEMPO PRECIOSO DA INFÂNCIA, tem como objetivo cooperar com subsídios teóricos e epistemológicos para o trabalho do professor(a) na educação infantil, trazendo como referência as proposições da biologia cultural de Humberto Maturana. O referencial que orientou este olhar investigativo e reflexivo do pesquisador foram Valdo Barcelos, Humberto Maturana e Paulo Freire. Realizamos uma pesquisa bibliográfica, a partir da Biologia do Amar e da Biologia do Conhecer, entendendo a educação como o espaço de respeito, amor, cooperação, acolhimento e do brincar, compreendendo que tudo que nos ocorre é biológico, porém intermediado com nossa cultura, no viver e conviver – fluir do viver. A ideia é que o leitor perceba que a educação parte do Amar, através da convivência, onde a criança tenha espaço para se expressar e se desenvolver, sendo respeitada e acolhida em suas diferenças. Que nossos professores(as) compreendam que a escola é lugar de alegria, de aprendizagem, coletividade, cooperação e jamais competição, lugar de trocar, de respeito a si e ao outro, como legítimo outro, de encantamento, de errros e acertos, De VIDA, de olhares afetuosos, acolhedores, de sorrisos, de abraços, onde a escola seja espaço de legitimidade, diálogo, aceitação, um lugar onde se conheça a criança que está em nossas mãos, sensibilizando-a para a linguagem do Amar que nos escreve Maturana e utilizando a metáfora da borboleta, acredito que todas as crianças, lindas borboletas, que um dia como lagarta, rompem as camadas mais espessas para ser o melhor de si mesma, possamos romper com aquilo que não nos faz sentido e abrindo assim espaço para que o amar e o brincar se faça presente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID3163_TB1038_04042024084529.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAQUELINE MACIEL" "autor_nome_curto" => "Jaqueline Macie" "autor_email" => "jaquelinegoldschmidt09@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }