DIFICULDADES NA REALIZAÇÃO DA CAPOEIRA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR - UM ESTUDO DE REVISÃO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111036 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3045 "inscrito_id" => 5402 "titulo" => "DIFICULDADES NA REALIZAÇÃO DA CAPOEIRA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR - UM ESTUDO DE REVISÃO" "resumo" => "Faz parte do universo da Educação Física, lidar com práticas corporais. Essas práticas expressam sentimentos e sentidos, moldando o acervo do docente para sua formação integral. A integração da Capoeira no ambiente escolar objetiva além de propor uma prática da cultura corporal, atender demandas da comunidade afro-brasileira e promover equidade e diversidade cultural, obrigada pela Lei 10.639/2003 que inclui o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas. A capoeira é fruto de práticas culturais, referências negras e vivências desses povos na sua chegada ao Brasil. A pesquisa trata-se de um estudo de revisão, com buscas nas bases SciELO, PubMed, LILACS e Periódicos CAPES, com descritores "Capoeira; Ensino-aprendizagem; Educação Física Escolar; Lutas". Critérios de inclusão: artigos originais publicados entre 2019 a 2023, disponíveis na íntegra, em português e inglês. Exclusão: artigos originais em outros idiomas e antes de 2019. A capoeira pode ser benéfica em suas várias faces, tanto como conteúdo pedagógico da Educação Física, como também relacionado a seus aspectos de saúde como os aspectos fisiológicos e cognitivos relacionados à cultura corporal de movimento. Portanto, verificou-se que a falta de treinamento e vivência prática dificultam sua aplicação escolar, mas não é necessário ser mestre para lecionar sobre a capoeira no âmbito escolar, apenas ter conhecimento prático e teórico para torná-lo didático e pedagógico no meio escolar. Posto isso, é importante a temática, destacando que os professores tenham a devida formação sobre a capoeira, tanto na sua formação nas faculdades, como nas formações continuadas, para reafirmá-la como legítima do Brasil." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID5402_TB3045_18102024194127.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACIEL ANTONIO SANTOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JACIEL ANTONIO" "autor_email" => "jaciel.antonio@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111036 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3045 "inscrito_id" => 5402 "titulo" => "DIFICULDADES NA REALIZAÇÃO DA CAPOEIRA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR - UM ESTUDO DE REVISÃO" "resumo" => "Faz parte do universo da Educação Física, lidar com práticas corporais. Essas práticas expressam sentimentos e sentidos, moldando o acervo do docente para sua formação integral. A integração da Capoeira no ambiente escolar objetiva além de propor uma prática da cultura corporal, atender demandas da comunidade afro-brasileira e promover equidade e diversidade cultural, obrigada pela Lei 10.639/2003 que inclui o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas. A capoeira é fruto de práticas culturais, referências negras e vivências desses povos na sua chegada ao Brasil. A pesquisa trata-se de um estudo de revisão, com buscas nas bases SciELO, PubMed, LILACS e Periódicos CAPES, com descritores "Capoeira; Ensino-aprendizagem; Educação Física Escolar; Lutas". Critérios de inclusão: artigos originais publicados entre 2019 a 2023, disponíveis na íntegra, em português e inglês. Exclusão: artigos originais em outros idiomas e antes de 2019. A capoeira pode ser benéfica em suas várias faces, tanto como conteúdo pedagógico da Educação Física, como também relacionado a seus aspectos de saúde como os aspectos fisiológicos e cognitivos relacionados à cultura corporal de movimento. Portanto, verificou-se que a falta de treinamento e vivência prática dificultam sua aplicação escolar, mas não é necessário ser mestre para lecionar sobre a capoeira no âmbito escolar, apenas ter conhecimento prático e teórico para torná-lo didático e pedagógico no meio escolar. Posto isso, é importante a temática, destacando que os professores tenham a devida formação sobre a capoeira, tanto na sua formação nas faculdades, como nas formações continuadas, para reafirmá-la como legítima do Brasil." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID5402_TB3045_18102024194127.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACIEL ANTONIO SANTOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JACIEL ANTONIO" "autor_email" => "jaciel.antonio@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }