A aproximação entre academia e indústria tem evidenciado uma necessidade real de incorporar maior conhecimento prático ao ensino de tecnologias. As metodologias de ensino, bem como implementação de novas ferramentas para melhorar e facilitar o ensino-aprendizado do aluno de escola pública regular, se tornou muito útil e de fácil acesso para os profissionais de educação da cidade de Manaus-AM. Convergente a isso, podemos destacar as crianças que possuem uma necessidade especial, uma especificidade em seu desenvolvimento que são os portadores de autismo. Tendo em vista esse cenário, se torna necessária a busca por métodos alternativos de aprendizagem, os quais possibilitem aos futuros profissionais uma formação mais próxima a um cenário profissional real.A inclusão de alunos especiais em salas de ensino regular é um avanço e uma conquista de muitas famílias que buscam por um ensino igualitário e de qualidade para seus filhos. O objetivo desse trabalho e viabilizar o aprendizado e a inclusão de crianças portadoras de transtorno de aspectro autista, criando um campo acessível para potêncializar as habilidades cognitivas e motoras atrávez da ciência e suas tecnologia. Concluindo, neste trabalho, relata-se o desenvolvimento de uma bancada didática para auxiliar a alfabetização de língua portuguesa de portadores de Transtornos do Espectro Autista (TEA), empregando técnicas das disciplinas de microcontroladores e comandos elétricos para graduação e ensino técnico da Escola Técnica da Fundação Paulo Feitoza/ETECH em Manaus-Am.