O ensino a distância (EAD) tem se tornado uma alternativa cada vez mais popular na educação superior na área da saúde. No entanto, essa modalidade apresenta desafios específicos que podem impactar a qualidade da formação desses profissionais, especialmente em um campo que requer habilidades práticas e interação direta com pacientes. Objetiva-se investigar os desafios do ensino a distância para a formação dos profissionais de saúde. Foi realizada uma revisão narrativa, abrangendo artigos científicos indexados nas bases de dados Lilacs e SciELO. Os descritores padronizados pelos Descritores em Ciências da Saúde-Decs utilizados foram “Educação a Distância”, “Formação Profissional em Saúde” e “Profissionais de Saúde” e seus correspondentes em inglês, combinados entre si através do operador booleano "and". A busca nas bases de dados ocorreu em junho de 2024, incluindo artigos dos últimos cinco anos (2019-2024) que abordavam os desafios do ensino a distância para a formação dos profissionais de saúde. Foram excluídos artigos de opinião, cartas ao editor e artigos duplicados. Os principais desafios identificados no ensino a distância para a formação de profissionais de saúde incluem: déficit de infraestrutura adequada para os alunos, dificuldades no desenvolvimento de habilidades práticas e laboratoriais, limitações na interação entre aluno-professor e aluno-paciente, menor engajamento e motivação dos estudantes, e dificuldades na avaliação de competências práticas. Além disso, foi destacada a necessidade de metodologias inovadoras e recursos tecnológicos avançados para superar essas barreiras. O EAD apresenta desafios significativos, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento de habilidades práticas. É fundamental que as instituições de ensino invistam em infraestrutura tecnológica, desenvolvam metodologias pedagógicas adaptadas ao EAD e promovam maior interação e engajamento dos alunos para garantir a qualidade da formação. Essas medidas podem contribuir para a formação de profissionais capacitados e aptos a atender as demandas do mercado de trabalho e da sociedade.