PROGRAMA DE MONITORIA UNIVERSITÁRIO E SUAS POTENCIALIDADES NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113341 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6385 "inscrito_id" => 16932 "titulo" => "PROGRAMA DE MONITORIA UNIVERSITÁRIO E SUAS POTENCIALIDADES NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O programa de monitoria caracteriza-se por ser um instrumento de aprimoramento acadêmico, contribuindo diretamente na ampliação das competências do discente na disciplina correspondente a partir do desempenho de atividades técnico-didáticas. Além disso, tal iniciativa oferece experiências pedagógicas que possibilitam o estreitamento dos laços entre estudantes e educadores, promovendo a construção de uma comunicação mais próxima e, por conseguinte, eficaz. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva destacar as potenciais contribuições do programa para a monitora, assim como evidenciar a importância na facilitação do processo de ensino-aprendizagem dos estudantes beneficiados. Trata-se de um relato de experiência produzido a partir da experiência da discente vinculada ao programa de monitoria remunerada da UniRedentor/Afya, instituição privada situada no município de Itaperuna, interior do Rio de Janeiro. A monitoria foi prestada à disciplina de Psicometria durante o primeiro semestre de 2024 aos discentes do 5º período do bacharelado em Psicologia. A discente disponibilizava-se em horários extraclasse conforme demandas – que não foram numerosas no formato individualizado – e atuava também no momento das aulas, assessorando os estudantes nas dúvidas que surgiam e auxiliando a docente na orientação com fundamentação teórica e aplicação de testes psicológicos, os quais constituíam a ementa da disciplina. A partir do contato com os discentes e o diálogo sobre as necessidades que os cerceavam, a monitora produziu materiais facilitadores, como estudo dirigido e resumo guiado, facilitando a revisão e aprendizagem do conteúdo. Conclui-se que o programa de monitoria contribuiu significativamente para a consolidação do conhecimento prévio da monitora, em especial no ato de solucionar dúvidas dos alunos, corroborando para o despertar do interesse pela docência. Ademais, por ser um programa remunerado, detém potencial como política de permanência na instituição." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16932_TB6385_15102024200354.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAROLINA VALERIOTE DE OLIVEIRA COELHO" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "anacvaleriote@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113341 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6385 "inscrito_id" => 16932 "titulo" => "PROGRAMA DE MONITORIA UNIVERSITÁRIO E SUAS POTENCIALIDADES NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O programa de monitoria caracteriza-se por ser um instrumento de aprimoramento acadêmico, contribuindo diretamente na ampliação das competências do discente na disciplina correspondente a partir do desempenho de atividades técnico-didáticas. Além disso, tal iniciativa oferece experiências pedagógicas que possibilitam o estreitamento dos laços entre estudantes e educadores, promovendo a construção de uma comunicação mais próxima e, por conseguinte, eficaz. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva destacar as potenciais contribuições do programa para a monitora, assim como evidenciar a importância na facilitação do processo de ensino-aprendizagem dos estudantes beneficiados. Trata-se de um relato de experiência produzido a partir da experiência da discente vinculada ao programa de monitoria remunerada da UniRedentor/Afya, instituição privada situada no município de Itaperuna, interior do Rio de Janeiro. A monitoria foi prestada à disciplina de Psicometria durante o primeiro semestre de 2024 aos discentes do 5º período do bacharelado em Psicologia. A discente disponibilizava-se em horários extraclasse conforme demandas – que não foram numerosas no formato individualizado – e atuava também no momento das aulas, assessorando os estudantes nas dúvidas que surgiam e auxiliando a docente na orientação com fundamentação teórica e aplicação de testes psicológicos, os quais constituíam a ementa da disciplina. A partir do contato com os discentes e o diálogo sobre as necessidades que os cerceavam, a monitora produziu materiais facilitadores, como estudo dirigido e resumo guiado, facilitando a revisão e aprendizagem do conteúdo. Conclui-se que o programa de monitoria contribuiu significativamente para a consolidação do conhecimento prévio da monitora, em especial no ato de solucionar dúvidas dos alunos, corroborando para o despertar do interesse pela docência. Ademais, por ser um programa remunerado, detém potencial como política de permanência na instituição." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16932_TB6385_15102024200354.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAROLINA VALERIOTE DE OLIVEIRA COELHO" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "anacvaleriote@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }