Este artigo apresenta a Metodologia Coordenando-se, desenvolvida por Braga (2016), como um meio de vivenciar o corpo, a cognição e o afeto nas aulas de psicomotricidade, componente curricular que é parte da formação do psicopedagogo na Universidade Federal da Paraíba. A psicomotricidade é uma ciência que estuda o homem por meio do seu corpo em movimento e se apresenta como um conhecimento essencial para a compreensão dos processos de aprendizagem, fenômeno investigativo da psicopedagogia. Nesse sentido, a Metodologia Coordenando-se (Braga, 2016) consiste em intervenções ludomotoras representadas em atividades que associam figuras com cores específicas à determinadas partes do corpo. As atividades articulam o conhecimento da psicomotricidade de maneira lúdica para desenvolver a motricidade, o equilíbrio, a concentração, a coordenação motora, a organização espacial, o ritmo, a percepção corporal, entre outras habilidades que são fundamentais ao processo de aprendizagem em crianças, adolescentes, adultos e idosos. Diante disso, é nosso objetivo compreender como as atividades propostas, auxiliam a compreensão do corpo que aprende por meio do movimento e promove a vivência corporal dos conceitos trabalhados na disciplina de psicomotricidade. Para facilitar a nossa compreensão, discutiremos à luz de alguns teóricos como Fonseca (2001), Escarião (2022) Alves (2022), Braga (2016), Cardoso (2023) e Friedmann (2005). A pesquisa foi realizada com alunos do curso de psicopedagogia e as atividades lúdicas baseadas na Metodologia Coordenando-se foram vivenciadas no contexto das aulas de Psicomotricidade e em oficinas. Foi utilizado um questionário contendo informações sobre como os participantes avaliaram a experiência e qual a relação existente entre as atividades e os conceitos aprendidos na disciplina. Após análise ficou evidente que a Metodologia Coordenando-se favorece a vivência e a percepção do corpo de maneira lúdica, promove a melhor compreensão dos conceitos aprendidos, assim como, pode ser uma aliada no desenvolvimento de habilidades motoras, essenciais ao processo de aprendizagem.