A METODOLOGIA COORDENANDO-SE COMO MEIO DE VIVENCIAR O CORPO, A COGNIÇÃO E O AFETO NAS AULAS DE PSICOMOTRICIDADE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112953 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5788 "inscrito_id" => 5317 "titulo" => "A METODOLOGIA COORDENANDO-SE COMO MEIO DE VIVENCIAR O CORPO, A COGNIÇÃO E O AFETO NAS AULAS DE PSICOMOTRICIDADE" "resumo" => "Este artigo apresenta a Metodologia Coordenando-se, desenvolvida por Braga (2016), como um meio de vivenciar o corpo, a cognição e o afeto nas aulas de psicomotricidade, componente curricular que é parte da formação do psicopedagogo na Universidade Federal da Paraíba. A psicomotricidade é uma ciência que estuda o homem por meio do seu corpo em movimento e se apresenta como um conhecimento essencial para a compreensão dos processos de aprendizagem, fenômeno investigativo da psicopedagogia. Nesse sentido, a Metodologia Coordenando-se (Braga, 2016) consiste em intervenções ludomotoras representadas em atividades que associam figuras com cores específicas à determinadas partes do corpo. As atividades articulam o conhecimento da psicomotricidade de maneira lúdica para desenvolver a motricidade, o equilíbrio, a concentração, a coordenação motora, a organização espacial, o ritmo, a percepção corporal, entre outras habilidades que são fundamentais ao processo de aprendizagem em crianças, adolescentes, adultos e idosos. Diante disso, é nosso objetivo compreender como as atividades propostas, auxiliam a compreensão do corpo que aprende por meio do movimento e promove a vivência corporal dos conceitos trabalhados na disciplina de psicomotricidade. Para facilitar a nossa compreensão, discutiremos à luz de alguns teóricos como Fonseca (2001), Escarião (2022) Alves (2022), Braga (2016), Cardoso (2023) e Friedmann (2005). A pesquisa foi realizada com alunos do curso de psicopedagogia e as atividades lúdicas baseadas na Metodologia Coordenando-se foram vivenciadas no contexto das aulas de Psicomotricidade e em oficinas. Foi utilizado um questionário contendo informações sobre como os participantes avaliaram a experiência e qual a relação existente entre as atividades e os conceitos aprendidos na disciplina. Após análise ficou evidente que a Metodologia Coordenando-se favorece a vivência e a percepção do corpo de maneira lúdica, promove a melhor compreensão dos conceitos aprendidos, assim como, pode ser uma aliada no desenvolvimento de habilidades motoras, essenciais ao processo de aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID5317_TB5788_23052024221018.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉIA DUTRA ESCARIÃO" "autor_nome_curto" => "ESCARIÃO" "autor_email" => "aescariao@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112953 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5788 "inscrito_id" => 5317 "titulo" => "A METODOLOGIA COORDENANDO-SE COMO MEIO DE VIVENCIAR O CORPO, A COGNIÇÃO E O AFETO NAS AULAS DE PSICOMOTRICIDADE" "resumo" => "Este artigo apresenta a Metodologia Coordenando-se, desenvolvida por Braga (2016), como um meio de vivenciar o corpo, a cognição e o afeto nas aulas de psicomotricidade, componente curricular que é parte da formação do psicopedagogo na Universidade Federal da Paraíba. A psicomotricidade é uma ciência que estuda o homem por meio do seu corpo em movimento e se apresenta como um conhecimento essencial para a compreensão dos processos de aprendizagem, fenômeno investigativo da psicopedagogia. Nesse sentido, a Metodologia Coordenando-se (Braga, 2016) consiste em intervenções ludomotoras representadas em atividades que associam figuras com cores específicas à determinadas partes do corpo. As atividades articulam o conhecimento da psicomotricidade de maneira lúdica para desenvolver a motricidade, o equilíbrio, a concentração, a coordenação motora, a organização espacial, o ritmo, a percepção corporal, entre outras habilidades que são fundamentais ao processo de aprendizagem em crianças, adolescentes, adultos e idosos. Diante disso, é nosso objetivo compreender como as atividades propostas, auxiliam a compreensão do corpo que aprende por meio do movimento e promove a vivência corporal dos conceitos trabalhados na disciplina de psicomotricidade. Para facilitar a nossa compreensão, discutiremos à luz de alguns teóricos como Fonseca (2001), Escarião (2022) Alves (2022), Braga (2016), Cardoso (2023) e Friedmann (2005). A pesquisa foi realizada com alunos do curso de psicopedagogia e as atividades lúdicas baseadas na Metodologia Coordenando-se foram vivenciadas no contexto das aulas de Psicomotricidade e em oficinas. Foi utilizado um questionário contendo informações sobre como os participantes avaliaram a experiência e qual a relação existente entre as atividades e os conceitos aprendidos na disciplina. Após análise ficou evidente que a Metodologia Coordenando-se favorece a vivência e a percepção do corpo de maneira lúdica, promove a melhor compreensão dos conceitos aprendidos, assim como, pode ser uma aliada no desenvolvimento de habilidades motoras, essenciais ao processo de aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID5317_TB5788_23052024221018.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉIA DUTRA ESCARIÃO" "autor_nome_curto" => "ESCARIÃO" "autor_email" => "aescariao@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }