Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LIBRAS E ENSINO DE QUÍMICA: DESENVOLVIMENTO DE UMA TABELA PERIÓDICA ACESSÍVEL PARA PESSOAS SURDAS E OUVINTES

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A educação inclusiva desenvolve práticas pedagógicas visando atender às demandas de todos os discentes, tornando a educação mais inclusiva e acessível a todos, respeitando as diferenças, particularidades e singularidades. Na educação inclusiva, as escolas devem fornecer os recursos necessários e realizar as adaptações curriculares para que todos possam participar plenamente do processo educativo, independentemente de suas habilidades ou necessidades. Conseguir se comunicar de maneira inclusiva é fundamental e indispensável a qualquer pessoa. Porém, existem muitos obstáculos, principalmente quando olhamos para a pessoa surda, que pode experienciar ser estranho em seu próprio país. Permitir que uma pessoa tenha acesso ao ensino de química é dar a ela a oportunidade de compreensão da vida. A pessoa surda foi negada o acesso a esse conhecimento, contudo, com o passar dos anos, elas passaram a acessá-lo, mas ainda de forma bem limitada. O conhecimento da química é vital para a transformação da sociedade. Possibilitar que a pessoa surda compreenda essa ciência permitirá que ela seja inserida na sociedade como um ser crítico, capaz de colaborar no seu desenvolvimento. Desenvolvido na disciplina Produção de Materiais Didáticos do Programa de Doutorado em Rede RENOEN polo IFCE, o presente trabalho tem o objetivo de apresentar um produto educacional, uma Tabela Periódica que possa ser utilizada tanto por pessoas surdas como por pessoas ouvintes. Para isso, realizou-se uma pesquisa de natureza básica, de caráter exploratório, adotando como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica e documental. Com isso, diversaslimitações foram observadas ao se pensar e criar sinais apropriados para química.

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