A disciplina de Química é frequentemente percebida como desafiadora no que se refere ao ensino e a aprendizagem devido a sua natureza abstrata e à necessidade de conexões complexas não perceptíveis no cotidiano, que exige cognição específica do estudante. Essa dificuldade é agravada pelas formas de avaliações utilizadas no processo, resultando em notas insatisfatórias evidenciando baixo desempenho na aprendizagem dos estudantes. Esse estudo de caso foi conduzido na escola EEMTI Raimunda Silveira de Souza Carneiro, utilizando questionários para identificar as principais dificuldades dos alunos nas avaliações bimestrais de Química e descobrir quais metodologias educacionais despertam mais interesse nos discentes. Constatou-se que a maioria dos alunos enfrentam dificuldades não só nos conteúdos da disciplina, mas também nas avaliações, principalmente devido à dificuldade na interpretação dos comandos das questões. Com relação às metodologias que despertam maior interesse dos estudantes, eles destacaram que é necessária uma abordagem mais dinâmica, com o uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs) e aulas práticas que venham a melhorar a clareza na explanação dos conteúdos, tornando-os mais atrativos para a aprendizagem dos educandos. Em síntese, esse trabalho pode servir como um guia para a implementação de métodos de ensino mais diversificados e para a promoção de políticas e ações que apoiem os professores na melhoria do processo avaliativo, proporcionando-lhes também condições para oferecer aulas mais envolventes e eficazes.