Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA SALA DE AULA: O CHATGPT NA APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110689
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2547
    "inscrito_id" => 9698
    "titulo" => "INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA SALA DE AULA: O CHATGPT NA APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Nos últimos tempos, a tecnologia tem sido incorporada à área educacional, como evidenciado pela introdução das calculadoras durante o crescimento e apogeu do Google e da Wikipédia. Atualmente, a educação se depara com mais um desafio: a necessidade de se ajustar à inovação tecnológica da Inteligência Artificial (IA). Este artigo explora os avanços recentes na IA, com foco no Chat GPT, um chatbot baseado em Processamento de Linguagem Natural (PLN), descrevendo suas características e destacando sua utilidade no contexto educacional, especialmente sua capacidade em compreender o contexto. Ao analisar a capacidade do programa em potencialmente melhorar o processo de ensino devido às suas habilidades de PLN e geração de texto, percebe-se a possibilidade de aprimoramentos significativos no aprendizado assistido por IA. Entretanto, o processo de ensino com o uso do Chat GPT requer uma abordagem cautelosa, considerando não apenas a eficácia técnica, mas também os impactos sociais, éticos e pedagógicos envolvidos. Este artigo tem como objetivo analisar a aplicação prática da Inteligência Artificial (IA), com ênfase no Chat GPT, no contexto educacional. Com essa finalidade, foi desenvolvido um relato de caso, a partir de uma proposta de atividade educacional, envolvendo o uso do Chat GPT para análise e consideração desse chatbot e das respostas geradas. O presente artigo descreve uma experiência específica que envolve a integração dessa tecnologia em um ambiente educacional, utilizando uma abordagem descritiva, fornecendo princípios teóricos e uma narrativa detalhada do caso específico, destaca exemplos de perguntas feitas, respostas recebidas e atividades realizadas. A fim de possibilitar que educadores não apenas se adaptem ao programa, mas também o utilizem de forma ativa para aprimorar seus métodos de ensino, contribuindo assim para o avanço do conhecimento e compreensão nesta área em constante evolução na pesquisa e prática educacional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9698_TB2547_30092024155457.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANE VIDAL VAZ"
    "autor_nome_curto" => "adriane vidal v"
    "autor_email" => "adriane.vidal@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110689
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2547
    "inscrito_id" => 9698
    "titulo" => "INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA SALA DE AULA: O CHATGPT NA APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Nos últimos tempos, a tecnologia tem sido incorporada à área educacional, como evidenciado pela introdução das calculadoras durante o crescimento e apogeu do Google e da Wikipédia. Atualmente, a educação se depara com mais um desafio: a necessidade de se ajustar à inovação tecnológica da Inteligência Artificial (IA). Este artigo explora os avanços recentes na IA, com foco no Chat GPT, um chatbot baseado em Processamento de Linguagem Natural (PLN), descrevendo suas características e destacando sua utilidade no contexto educacional, especialmente sua capacidade em compreender o contexto. Ao analisar a capacidade do programa em potencialmente melhorar o processo de ensino devido às suas habilidades de PLN e geração de texto, percebe-se a possibilidade de aprimoramentos significativos no aprendizado assistido por IA. Entretanto, o processo de ensino com o uso do Chat GPT requer uma abordagem cautelosa, considerando não apenas a eficácia técnica, mas também os impactos sociais, éticos e pedagógicos envolvidos. Este artigo tem como objetivo analisar a aplicação prática da Inteligência Artificial (IA), com ênfase no Chat GPT, no contexto educacional. Com essa finalidade, foi desenvolvido um relato de caso, a partir de uma proposta de atividade educacional, envolvendo o uso do Chat GPT para análise e consideração desse chatbot e das respostas geradas. O presente artigo descreve uma experiência específica que envolve a integração dessa tecnologia em um ambiente educacional, utilizando uma abordagem descritiva, fornecendo princípios teóricos e uma narrativa detalhada do caso específico, destaca exemplos de perguntas feitas, respostas recebidas e atividades realizadas. A fim de possibilitar que educadores não apenas se adaptem ao programa, mas também o utilizem de forma ativa para aprimorar seus métodos de ensino, contribuindo assim para o avanço do conhecimento e compreensão nesta área em constante evolução na pesquisa e prática educacional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9698_TB2547_30092024155457.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANE VIDAL VAZ"
    "autor_nome_curto" => "adriane vidal v"
    "autor_email" => "adriane.vidal@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Nos últimos tempos, a tecnologia tem sido incorporada à área educacional, como evidenciado pela introdução das calculadoras durante o crescimento e apogeu do Google e da Wikipédia. Atualmente, a educação se depara com mais um desafio: a necessidade de se ajustar à inovação tecnológica da Inteligência Artificial (IA). Este artigo explora os avanços recentes na IA, com foco no Chat GPT, um chatbot baseado em Processamento de Linguagem Natural (PLN), descrevendo suas características e destacando sua utilidade no contexto educacional, especialmente sua capacidade em compreender o contexto. Ao analisar a capacidade do programa em potencialmente melhorar o processo de ensino devido às suas habilidades de PLN e geração de texto, percebe-se a possibilidade de aprimoramentos significativos no aprendizado assistido por IA. Entretanto, o processo de ensino com o uso do Chat GPT requer uma abordagem cautelosa, considerando não apenas a eficácia técnica, mas também os impactos sociais, éticos e pedagógicos envolvidos. Este artigo tem como objetivo analisar a aplicação prática da Inteligência Artificial (IA), com ênfase no Chat GPT, no contexto educacional. Com essa finalidade, foi desenvolvido um relato de caso, a partir de uma proposta de atividade educacional, envolvendo o uso do Chat GPT para análise e consideração desse chatbot e das respostas geradas. O presente artigo descreve uma experiência específica que envolve a integração dessa tecnologia em um ambiente educacional, utilizando uma abordagem descritiva, fornecendo princípios teóricos e uma narrativa detalhada do caso específico, destaca exemplos de perguntas feitas, respostas recebidas e atividades realizadas. A fim de possibilitar que educadores não apenas se adaptem ao programa, mas também o utilizem de forma ativa para aprimorar seus métodos de ensino, contribuindo assim para o avanço do conhecimento e compreensão nesta área em constante evolução na pesquisa e prática educacional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.