Este estudo apresenta uma Revisão de Literatura referente às dificuldades de aprendizagem da Matemática, em específico, a Discalculia do Desenvolvimento. Com objetivo de analisar nas produções acadêmicas brasileiras, expressas em Teses e Dissertações, como são abordadas as dificuldades de aprendizagem em Matemática, em específico, a Discalculia do desenvolvimento. Para isso, foi realizado um levantamento na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Foram selecionadas nove produções para a análise e discussão dos resultados. Os resultados demonstram que os sintomas do TDAH podem ser considerados como um agravo para as dificuldades da aprendizagem da matemática. Os estudos ressaltam a importância dos professores conhecerem as dificuldades dos alunos para o desenvolvimento de atividades diferenciadas que promovam a aprendizagem da Matemática. Nesse contexto, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), são apontadas como uma importante ferramentas na modelagem e resolução de problemas matemáticos que podem auxiliar significativamente no desenvolvimento da aprendizagem de estudantes com Discalculia.