O presente trabalho surge a partir de um desígnio entusiasta e apaixonado dos autores pela história da educação brasileira e pelo ensino religioso. A pesquisa tem como objetivo compreender a perspectiva sobre o ensino religioso em dois educadores brasileiros - Abílio César Borges, conhecido como "Barão de Macahúbas"(1824-1891) e Alceu Amoroso Lima, o "Tristão de Ataíde" (1893-1983). Apesar do contexto educativo diverso e a distância em anos, buscamos aproximá-los sob a dimensão de um currículo que aponta à formação humana integral e compreende o ensino religioso como uma disciplina vocacionada à educação da virtude e a formação do cidadão íntegro e capaz de colaborar para o progresso do país. Ambos períodos são marcados por discussões acaloradas sobre a influência da Igreja na educação e, portanto, a inclusão desta disciplina não como um campo do conhecimento, como a considera a atual BNCC, por exemplo, mas como ato político e como crença na religião como formadora de consciência e de valores. Para a realização da pesquisa, houve a seleção de obras autorais de ambos os educadores e de produções textuais de terceiros a respeito de suas obras, compondo assim, um corpo de análise bibliográfica.