RECURSOS DIDÁTICOS, FEITOS COM MATERIAIS REUTILIZÁVEIS, COMO FACILITADORES PARA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NA EJAI.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112743 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5509 "inscrito_id" => 8107 "titulo" => "RECURSOS DIDÁTICOS, FEITOS COM MATERIAIS REUTILIZÁVEIS, COMO FACILITADORES PARA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NA EJAI." "resumo" => "O presente trabalho tem como principal objetivo, abordar como materiais pedagógicos feitos com peças recicláveis, podem facilitar na alfabetização matemática da EJAI (Educação de Jovens, Adultos e Idosos). Sabendo que os alfabetizandos precisam de recursos didáticos, visuais e lúdicos para avançarem em seu processo de aprendizagem matemática e que muitos educadores não conseguem dinamizar suas aulas, por falta de recursos disponíveis, os materiais pedagógicos com objetos recicláveis, são ferramentas que facilitam tanto na construção, como na didática para o ensino e aprendizagem matemática, desta modalidade. Nesta perspectiva, aplicamos um jogo matemático, feito com materiais reutilizáveis, na turma do EJAI, do movimento Alfabetiza Belém, polo Capela Santíssimo Redentor/ Barreiro. Este movimento leva em sua essência, para os bairros de Belém, a alfabetização para jovens, adultos e idosos, que ainda não são alfabetizados ou que por algum motivo nunca frequentaram a escola. A metodologia aplicada, para este trabalho, foi de uma pesquisa-ação, visto que os sujeitos participantes se envolvem de maneira direta no estudo. Assim, para alcançar os objetivos foi desenvolvido etapas : planejamento da atividade, elaboração do plano de aula, confecção do jogo matemático, aplicação da atividade e análise dos resultados obtidos. O estudo é fundamentado nas teorias de Paulo Freire (1967), Natália Silva (2019) e de outros teóricos que versam sobre o assunto. A partir disso os resultados obtidos mostraram que a utilização de materiais pedagógicos feitos com peças reutilizáveis, além de facilitar como recurso de ensino do professor é também um potencializador para os alfabetizandos, ajudando na alfabetização matemática, ressignificando novas aprendizagens." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8107_TB5509_08102024191002.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLAUCY DO CARMO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "GLAUCY" "autor_email" => "glaucy2022ufpa@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112743 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5509 "inscrito_id" => 8107 "titulo" => "RECURSOS DIDÁTICOS, FEITOS COM MATERIAIS REUTILIZÁVEIS, COMO FACILITADORES PARA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NA EJAI." "resumo" => "O presente trabalho tem como principal objetivo, abordar como materiais pedagógicos feitos com peças recicláveis, podem facilitar na alfabetização matemática da EJAI (Educação de Jovens, Adultos e Idosos). Sabendo que os alfabetizandos precisam de recursos didáticos, visuais e lúdicos para avançarem em seu processo de aprendizagem matemática e que muitos educadores não conseguem dinamizar suas aulas, por falta de recursos disponíveis, os materiais pedagógicos com objetos recicláveis, são ferramentas que facilitam tanto na construção, como na didática para o ensino e aprendizagem matemática, desta modalidade. Nesta perspectiva, aplicamos um jogo matemático, feito com materiais reutilizáveis, na turma do EJAI, do movimento Alfabetiza Belém, polo Capela Santíssimo Redentor/ Barreiro. Este movimento leva em sua essência, para os bairros de Belém, a alfabetização para jovens, adultos e idosos, que ainda não são alfabetizados ou que por algum motivo nunca frequentaram a escola. A metodologia aplicada, para este trabalho, foi de uma pesquisa-ação, visto que os sujeitos participantes se envolvem de maneira direta no estudo. Assim, para alcançar os objetivos foi desenvolvido etapas : planejamento da atividade, elaboração do plano de aula, confecção do jogo matemático, aplicação da atividade e análise dos resultados obtidos. O estudo é fundamentado nas teorias de Paulo Freire (1967), Natália Silva (2019) e de outros teóricos que versam sobre o assunto. A partir disso os resultados obtidos mostraram que a utilização de materiais pedagógicos feitos com peças reutilizáveis, além de facilitar como recurso de ensino do professor é também um potencializador para os alfabetizandos, ajudando na alfabetização matemática, ressignificando novas aprendizagens." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8107_TB5509_08102024191002.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLAUCY DO CARMO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "GLAUCY" "autor_email" => "glaucy2022ufpa@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }