A PARCERIA DOS NÚCLEOS DE ACESSIBILIDADE NO COMBATE AO CAPACITISMO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109680 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1129 "inscrito_id" => 7662 "titulo" => "A PARCERIA DOS NÚCLEOS DE ACESSIBILIDADE NO COMBATE AO CAPACITISMO" "resumo" => "Neste texto apresentamos fragmentos do trabalho desenvolvido na Universidade do Estado de Santa Catarina pelas equipes de profissionais do NAE – Núcleo de acessibilidade Educacional, vinculado à Pró-Reitoria de Ensino/PROEN e o NAC – Núcleo de Acessibilidade do Centro de Educação a Distância/CEAD. A Resolução 050/2018 estabelece as funções e protocolos do trabalho desenvolvido no NAE e serve de orientação para os NAEs setoriais. Devido a estrutura multicampi da UDESC tornou-se necessário instituir, conforme a demanda, em cada Centro um Núcleo de Acessibilidade. Para tanto, o NAE Central orientou e acompanhou esta tarefa. O NAC, Núcleo de Acessibilidade do CEAD, é uma exceção a este processo, pois foi o primeiro as ser instituído há nove anos. Assim, a parceria estabelecida entre estes Núcleos vem se fortalecendo tanto epistemológica como politicamente, ganhando espaço de discussão e se configurando como poderoso instrumento na luta anticapacitista, a qual todos os profissionais envolvidos defendem. A parceria estabelecida tem assegurado lutas mais justas pela valorização e respeito à presença de estudantes com deficiência em nossa Universidade, como também incentiva que colegas com deficiência assumam a coordenação do NAE/NAEs. Para garantir a base epistemológica defendida, o Modelo Social da Deficiência, associado ao LEdI/CEAD – Laboratório de educação Inclusiva - criamos o grupo de estudos on line que agrega profissionais, estudantes, familiares de pessoas com deficiência, pesquisadores com e sem deficiência, o que tem fortalecido a luta anticapacitista em nossa Universidade. Entendemos que espaços de discussão que promovam a temática da acessibilidade e da inclusão contribuem sobremaneira para desmistificar os estereótipos que ainda envolvem as pessoas com deficiência. Portanto, a parceria do NAC/CEAD e o NAE/UDESC é importante e necessária para que se tenha avanços significativos em nossa Universidade seja no âmbito administrativo, ensino, pesquisa e extensão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID7662_TB1129_29022024202430.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA MARQUES GOMES" "autor_nome_curto" => "DÉBORA" "autor_email" => "debora.gomes@udesc.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109680 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1129 "inscrito_id" => 7662 "titulo" => "A PARCERIA DOS NÚCLEOS DE ACESSIBILIDADE NO COMBATE AO CAPACITISMO" "resumo" => "Neste texto apresentamos fragmentos do trabalho desenvolvido na Universidade do Estado de Santa Catarina pelas equipes de profissionais do NAE – Núcleo de acessibilidade Educacional, vinculado à Pró-Reitoria de Ensino/PROEN e o NAC – Núcleo de Acessibilidade do Centro de Educação a Distância/CEAD. A Resolução 050/2018 estabelece as funções e protocolos do trabalho desenvolvido no NAE e serve de orientação para os NAEs setoriais. Devido a estrutura multicampi da UDESC tornou-se necessário instituir, conforme a demanda, em cada Centro um Núcleo de Acessibilidade. Para tanto, o NAE Central orientou e acompanhou esta tarefa. O NAC, Núcleo de Acessibilidade do CEAD, é uma exceção a este processo, pois foi o primeiro as ser instituído há nove anos. Assim, a parceria estabelecida entre estes Núcleos vem se fortalecendo tanto epistemológica como politicamente, ganhando espaço de discussão e se configurando como poderoso instrumento na luta anticapacitista, a qual todos os profissionais envolvidos defendem. A parceria estabelecida tem assegurado lutas mais justas pela valorização e respeito à presença de estudantes com deficiência em nossa Universidade, como também incentiva que colegas com deficiência assumam a coordenação do NAE/NAEs. Para garantir a base epistemológica defendida, o Modelo Social da Deficiência, associado ao LEdI/CEAD – Laboratório de educação Inclusiva - criamos o grupo de estudos on line que agrega profissionais, estudantes, familiares de pessoas com deficiência, pesquisadores com e sem deficiência, o que tem fortalecido a luta anticapacitista em nossa Universidade. Entendemos que espaços de discussão que promovam a temática da acessibilidade e da inclusão contribuem sobremaneira para desmistificar os estereótipos que ainda envolvem as pessoas com deficiência. Portanto, a parceria do NAC/CEAD e o NAE/UDESC é importante e necessária para que se tenha avanços significativos em nossa Universidade seja no âmbito administrativo, ensino, pesquisa e extensão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID7662_TB1129_29022024202430.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA MARQUES GOMES" "autor_nome_curto" => "DÉBORA" "autor_email" => "debora.gomes@udesc.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }