Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

KEEP WATERS: UMA ABORDAGEM LÚDICA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109548
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 951
    "inscrito_id" => 6970
    "titulo" => "KEEP WATERS: UMA ABORDAGEM LÚDICA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "resumo" => "A crescente preocupação ambiental impulsiona a necessidade de inovação na educação, tornando essencial a busca por abordagens pedagógicas que não apenas informem, mas estimulem a ação e o engajamento dos alunos na preservação do meio ambiente. Ao abordar o progressivo desafio da poluição marítima e suas implicações nas praias, reconheceu-se a urgência de estratégias educacionais envolventes, e emergentes, para ampliar e divulgar os impactos identificados. Nesse contexto, a presente pesquisa desenvolveu um jogo educativo em Duas Dimensões (2D) usando a linguagem de programação Python e a biblioteca Pygame, pois ambos possuem vasta documentação e são utilizados frequentemente nas instituições de ensino. Para investigar a eficiência, eficácia e influência do jogo no processo de aprendizagem, utilizou-se a metodologia quantitativa, em que foram adotados métodos de coleta de dados pré-definidos antes e após um grupo de alunos utilizar o jogo. Inicialmente, os resultados revelaram que muitos alunos desconheciam o correto descarte de resíduos e seus impactos ambientais. Além disso, os dados mostraram que houve melhoria significativa na compreensão do dano causado através do descarte incorreto dos resíduos, especialmente entre os alunos mais jovens, indicando assim que esses foram mais impactados. Vale ser destacado que alunos de 16 anos, principalmente, dos municípios de Apodi e Felipe Guerra, ambos do Rio Grande do Norte, conseguiram adquirir conhecimento acerca do descarte correto dos resíduos e os impactos ambientais causados por meio do descarte incorreto, dentre os demais discentes. Ademais, os discentes que participaram do estudo destacaram a importância dos jogos digitais, e da tecnologia, na contribuição da construção do conhecimento em temas específicos, evidenciando assim, a eficácia do projeto como ferramenta pedagógica na conscientização pela preservação ambiental."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID6970_TB951_20102024213137.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WYTHYNNY AYANE BATISTA NOGUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "WYTHYNNY"
    "autor_email" => "wythynny198@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109548
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 951
    "inscrito_id" => 6970
    "titulo" => "KEEP WATERS: UMA ABORDAGEM LÚDICA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "resumo" => "A crescente preocupação ambiental impulsiona a necessidade de inovação na educação, tornando essencial a busca por abordagens pedagógicas que não apenas informem, mas estimulem a ação e o engajamento dos alunos na preservação do meio ambiente. Ao abordar o progressivo desafio da poluição marítima e suas implicações nas praias, reconheceu-se a urgência de estratégias educacionais envolventes, e emergentes, para ampliar e divulgar os impactos identificados. Nesse contexto, a presente pesquisa desenvolveu um jogo educativo em Duas Dimensões (2D) usando a linguagem de programação Python e a biblioteca Pygame, pois ambos possuem vasta documentação e são utilizados frequentemente nas instituições de ensino. Para investigar a eficiência, eficácia e influência do jogo no processo de aprendizagem, utilizou-se a metodologia quantitativa, em que foram adotados métodos de coleta de dados pré-definidos antes e após um grupo de alunos utilizar o jogo. Inicialmente, os resultados revelaram que muitos alunos desconheciam o correto descarte de resíduos e seus impactos ambientais. Além disso, os dados mostraram que houve melhoria significativa na compreensão do dano causado através do descarte incorreto dos resíduos, especialmente entre os alunos mais jovens, indicando assim que esses foram mais impactados. Vale ser destacado que alunos de 16 anos, principalmente, dos municípios de Apodi e Felipe Guerra, ambos do Rio Grande do Norte, conseguiram adquirir conhecimento acerca do descarte correto dos resíduos e os impactos ambientais causados por meio do descarte incorreto, dentre os demais discentes. Ademais, os discentes que participaram do estudo destacaram a importância dos jogos digitais, e da tecnologia, na contribuição da construção do conhecimento em temas específicos, evidenciando assim, a eficácia do projeto como ferramenta pedagógica na conscientização pela preservação ambiental."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID6970_TB951_20102024213137.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WYTHYNNY AYANE BATISTA NOGUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "WYTHYNNY"
    "autor_email" => "wythynny198@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A crescente preocupação ambiental impulsiona a necessidade de inovação na educação, tornando essencial a busca por abordagens pedagógicas que não apenas informem, mas estimulem a ação e o engajamento dos alunos na preservação do meio ambiente. Ao abordar o progressivo desafio da poluição marítima e suas implicações nas praias, reconheceu-se a urgência de estratégias educacionais envolventes, e emergentes, para ampliar e divulgar os impactos identificados. Nesse contexto, a presente pesquisa desenvolveu um jogo educativo em Duas Dimensões (2D) usando a linguagem de programação Python e a biblioteca Pygame, pois ambos possuem vasta documentação e são utilizados frequentemente nas instituições de ensino. Para investigar a eficiência, eficácia e influência do jogo no processo de aprendizagem, utilizou-se a metodologia quantitativa, em que foram adotados métodos de coleta de dados pré-definidos antes e após um grupo de alunos utilizar o jogo. Inicialmente, os resultados revelaram que muitos alunos desconheciam o correto descarte de resíduos e seus impactos ambientais. Além disso, os dados mostraram que houve melhoria significativa na compreensão do dano causado através do descarte incorreto dos resíduos, especialmente entre os alunos mais jovens, indicando assim que esses foram mais impactados. Vale ser destacado que alunos de 16 anos, principalmente, dos municípios de Apodi e Felipe Guerra, ambos do Rio Grande do Norte, conseguiram adquirir conhecimento acerca do descarte correto dos resíduos e os impactos ambientais causados por meio do descarte incorreto, dentre os demais discentes. Ademais, os discentes que participaram do estudo destacaram a importância dos jogos digitais, e da tecnologia, na contribuição da construção do conhecimento em temas específicos, evidenciando assim, a eficácia do projeto como ferramenta pedagógica na conscientização pela preservação ambiental.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.