SUPER GEOMETRIA: EXPLORANDO OS CONCEITOS INICIAIS DE GEOMETRIA COM A LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO SCRATCH
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111156 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3210 "inscrito_id" => 9076 "titulo" => "SUPER GEOMETRIA: EXPLORANDO OS CONCEITOS INICIAIS DE GEOMETRIA COM A LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO SCRATCH" "resumo" => "Este trabalho aborda a utilização da linguagem de programação SCRATCH no ensino. A pesquisa envolveu revisões em plataformas acadêmicas como Google Acadêmico e Scielo, com foco em trabalhos publicados entre 2019 e 2023 utilizando algumas palavras chaves como Programação, scratch, ensino e matemática. Para a construção do game no scratch, foram realizadas pesquisas de como usar a plataforma e iniciamos a produção do game. O Scratch é uma plataforma online desenvolvida pelo MIT Media Lab, que permite criar e compartilhar projetos interativos, como jogos, animações e histórias, por meio de uma linguagem de programação visual. O objetivo principal foi construir um jogo de perguntas e respostas chamado “Super Geometria” desenvolvido pela plataforma SCRATCH, após a construção do jogo ele entrará para a fase de testes onde será aplicado com três turmas do segundo ano do ensino médio da Escola Cidadã Integral Técnica, após essa aplicação os estudantes vão responder um questionário para a obtenção de resultados. O jogo “Super Geometria” tem a intenção de fazer com que o aprendizado de Geometria seja facilitado e divertido. Além disso, este trabalho busca fornecer um material pedagógico para professores de matemática, explorando os conceitos iniciais de geometria e promovendo o uso dessa linguagem por profissionais da educação. Desse modo, promovemos a possibilidade da utilização dessa linguagem por profissionais da educação que desejam trabalhar ou conhecer." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID9076_TB3210_09102024084044.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLARA GOMES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "CLARA GOMES" "autor_email" => "clarinha.angel.gomes@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111156 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3210 "inscrito_id" => 9076 "titulo" => "SUPER GEOMETRIA: EXPLORANDO OS CONCEITOS INICIAIS DE GEOMETRIA COM A LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO SCRATCH" "resumo" => "Este trabalho aborda a utilização da linguagem de programação SCRATCH no ensino. A pesquisa envolveu revisões em plataformas acadêmicas como Google Acadêmico e Scielo, com foco em trabalhos publicados entre 2019 e 2023 utilizando algumas palavras chaves como Programação, scratch, ensino e matemática. Para a construção do game no scratch, foram realizadas pesquisas de como usar a plataforma e iniciamos a produção do game. O Scratch é uma plataforma online desenvolvida pelo MIT Media Lab, que permite criar e compartilhar projetos interativos, como jogos, animações e histórias, por meio de uma linguagem de programação visual. O objetivo principal foi construir um jogo de perguntas e respostas chamado “Super Geometria” desenvolvido pela plataforma SCRATCH, após a construção do jogo ele entrará para a fase de testes onde será aplicado com três turmas do segundo ano do ensino médio da Escola Cidadã Integral Técnica, após essa aplicação os estudantes vão responder um questionário para a obtenção de resultados. O jogo “Super Geometria” tem a intenção de fazer com que o aprendizado de Geometria seja facilitado e divertido. Além disso, este trabalho busca fornecer um material pedagógico para professores de matemática, explorando os conceitos iniciais de geometria e promovendo o uso dessa linguagem por profissionais da educação. Desse modo, promovemos a possibilidade da utilização dessa linguagem por profissionais da educação que desejam trabalhar ou conhecer." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID9076_TB3210_09102024084044.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLARA GOMES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "CLARA GOMES" "autor_email" => "clarinha.angel.gomes@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }