RESUMO Os sistemas de avaliação externa como os denominados “Sistema de Avaliação do ensino fundamental” (SAEF) e o “Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará” (SPAECE) desenvolvem ações no sentido de diagnosticar e promover melhorias no processo de ensino e aprendizagem. O objetivo dos referidos sistemas de avaliação externa é avaliar competências e habilidades dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e Matemática e fornecer um diagnóstico imparcial sobre a situação da aprendizagem, bem como identificar pontos fortes e fracos e recomendar ações para melhorar a sua eficiência e eficácia. Tem sido observado nesse contexto, indicadores de deficiência na aprendizagem das quatro operações básicas da Matemática, tema que está diretamente relacionado à resolução de problemas básicos do cotidiano e o avanço em conteúdo mais complexo da Matemática. Nesse cenário, a construção e a aplicação de estratégias voltadas para a recomposição da aprendizagem são fundamentais na contemporaneidade. Com base em tais premissas, o presente estudo realizou o acompanhamento dos resultados de estudantes do 5º. Ano de uma escola de Fortaleza/CE no âmbito da Matemática, além de aplicar um conjunto variado de estratégias de recomposição da aprendizagem. Os dados coletados envolveram a aplicação de questionários nos quais os estudantes apresentavam o seu olhar sobre a Matemática e sobre as ações educacionais operacionalizadas para o aprimoramento da aprendizagem, especialmente no que se refere às quatro operações básicas e suas aplicações na vida cotidiana. Os dados qualitativos foram examinados com a Análise de Conteúdo, e os quantitativos com a Estatística Descritiva. Os resultados demonstraram a proficuidade de utilizar diferentes estratégias de acompanhamento dos estudantes para a recomposição da aprendizagem, proporcionando que estes tenham um aprimoramento de seus conhecimentos matemáticos e, também, sobre as aplicações na vida cotidiana