RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA A PARTIR DE RESULTADOS DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL (SAEF) E DO SISTEMA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO CEARÁ (SPAECE)
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110615 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2455 "inscrito_id" => 9322 "titulo" => "RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA A PARTIR DE RESULTADOS DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL (SAEF) E DO SISTEMA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO CEARÁ (SPAECE)" "resumo" => "RESUMO Os sistemas de avaliação externa como os denominados “Sistema de Avaliação do ensino fundamental” (SAEF) e o “Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará” (SPAECE) desenvolvem ações no sentido de diagnosticar e promover melhorias no processo de ensino e aprendizagem. O objetivo dos referidos sistemas de avaliação externa é avaliar competências e habilidades dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e Matemática e fornecer um diagnóstico imparcial sobre a situação da aprendizagem, bem como identificar pontos fortes e fracos e recomendar ações para melhorar a sua eficiência e eficácia. Tem sido observado nesse contexto, indicadores de deficiência na aprendizagem das quatro operações básicas da Matemática, tema que está diretamente relacionado à resolução de problemas básicos do cotidiano e o avanço em conteúdo mais complexo da Matemática. Nesse cenário, a construção e a aplicação de estratégias voltadas para a recomposição da aprendizagem são fundamentais na contemporaneidade. Com base em tais premissas, o presente estudo realizou o acompanhamento dos resultados de estudantes do 5º. Ano de uma escola de Fortaleza/CE no âmbito da Matemática, além de aplicar um conjunto variado de estratégias de recomposição da aprendizagem. Os dados coletados envolveram a aplicação de questionários nos quais os estudantes apresentavam o seu olhar sobre a Matemática e sobre as ações educacionais operacionalizadas para o aprimoramento da aprendizagem, especialmente no que se refere às quatro operações básicas e suas aplicações na vida cotidiana. Os dados qualitativos foram examinados com a Análise de Conteúdo, e os quantitativos com a Estatística Descritiva. Os resultados demonstraram a proficuidade de utilizar diferentes estratégias de acompanhamento dos estudantes para a recomposição da aprendizagem, proporcionando que estes tenham um aprimoramento de seus conhecimentos matemáticos e, também, sobre as aplicações na vida cotidiana" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9322_TB2455_09102024220457.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSE ERISVALDO SOARES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ERISVALDO" "autor_email" => "jose.erisvaldo@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110615 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2455 "inscrito_id" => 9322 "titulo" => "RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA A PARTIR DE RESULTADOS DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL (SAEF) E DO SISTEMA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO CEARÁ (SPAECE)" "resumo" => "RESUMO Os sistemas de avaliação externa como os denominados “Sistema de Avaliação do ensino fundamental” (SAEF) e o “Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará” (SPAECE) desenvolvem ações no sentido de diagnosticar e promover melhorias no processo de ensino e aprendizagem. O objetivo dos referidos sistemas de avaliação externa é avaliar competências e habilidades dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e Matemática e fornecer um diagnóstico imparcial sobre a situação da aprendizagem, bem como identificar pontos fortes e fracos e recomendar ações para melhorar a sua eficiência e eficácia. Tem sido observado nesse contexto, indicadores de deficiência na aprendizagem das quatro operações básicas da Matemática, tema que está diretamente relacionado à resolução de problemas básicos do cotidiano e o avanço em conteúdo mais complexo da Matemática. Nesse cenário, a construção e a aplicação de estratégias voltadas para a recomposição da aprendizagem são fundamentais na contemporaneidade. Com base em tais premissas, o presente estudo realizou o acompanhamento dos resultados de estudantes do 5º. Ano de uma escola de Fortaleza/CE no âmbito da Matemática, além de aplicar um conjunto variado de estratégias de recomposição da aprendizagem. Os dados coletados envolveram a aplicação de questionários nos quais os estudantes apresentavam o seu olhar sobre a Matemática e sobre as ações educacionais operacionalizadas para o aprimoramento da aprendizagem, especialmente no que se refere às quatro operações básicas e suas aplicações na vida cotidiana. Os dados qualitativos foram examinados com a Análise de Conteúdo, e os quantitativos com a Estatística Descritiva. Os resultados demonstraram a proficuidade de utilizar diferentes estratégias de acompanhamento dos estudantes para a recomposição da aprendizagem, proporcionando que estes tenham um aprimoramento de seus conhecimentos matemáticos e, também, sobre as aplicações na vida cotidiana" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9322_TB2455_09102024220457.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSE ERISVALDO SOARES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ERISVALDO" "autor_email" => "jose.erisvaldo@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }