DIFICULDADES NO TURNO NOTURNO DO ENSINO SUPERIOR EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110812 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2712 "inscrito_id" => 4943 "titulo" => "DIFICULDADES NO TURNO NOTURNO DO ENSINO SUPERIOR EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Introdução: O ensino superior de enfermagem é fundamental na formação de profissionais capacitados para atuar em diversas áreas da saúde, desempenhando um papel crucial no cuidado e na promoção da saúde da população. No entanto, são enfrentados desafios nas instituições pelos docentes e discentes de ensino superior no turno noturno. Objetivo: relatar e analisar os desafios enfrentados pelos docentes, discentes e instituições de ensino no contexto do ensino superior de enfermagem no turno noturno. Método: Trata-se de um estudo de caráter qualitativo com abordagem descritiva, do tipo relato de experiência, elaborado através de vivências educacionais em uma faculdade privada no processo de ensino. Resultados: desvela-se cinco categorias as quais foram analisadas criticamente: 1. Fadiga e cansaço dos estudantes (horários exaustivos de serviços diurnos ou plantões para conciliar com a graduação); 2. conflitos de horários dos trabalhos e aulas (choque de horário com os plantões e aulas, tempo de locomoção para faculdade); 3. Acesso limitado aos recursos e metodologias ativas de ensino (falta de conhecimentos e tempo para desenvolvimento de habilidades com metodologias ativas); 4. Falta de segurança no ambiente de ensino (o ensino no turno noturno apresenta insegurança para assaltos, furtos e deslocamentos dos docentes e discentes); 5. Menor interação social entre os discentes com o docente (devido ao tempo restrito de carga horária, a interação entre o facilitador e aprendiz apresenta restrições durante o processo de aprendizagem). Conclusão: O ensino superior de enfermagem no turno noturno apresenta uma série de desafios, tanto para os alunos, instituições educacionais e os docentes, além do mais interfere diretamente no processo de ensino-aprendizagem, assim conhecer estes desafios demostra um avanço para implantação de estratégias. Assim, visa contribuir para uma melhor compreensão dos impactos do turno noturno no processo de aprendizagem e no bem-estar dos estudantes, além de fornecer informações e reflexões valiosas para aprimorar as práticas educacionais e promover o sucesso acadêmico e profissional dos futuros enfermeiros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4943_TB2712_30092024123435.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA FERREIRA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "Renata Ferreira" "autor_email" => "renataafaraujo@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110812 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2712 "inscrito_id" => 4943 "titulo" => "DIFICULDADES NO TURNO NOTURNO DO ENSINO SUPERIOR EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Introdução: O ensino superior de enfermagem é fundamental na formação de profissionais capacitados para atuar em diversas áreas da saúde, desempenhando um papel crucial no cuidado e na promoção da saúde da população. No entanto, são enfrentados desafios nas instituições pelos docentes e discentes de ensino superior no turno noturno. Objetivo: relatar e analisar os desafios enfrentados pelos docentes, discentes e instituições de ensino no contexto do ensino superior de enfermagem no turno noturno. Método: Trata-se de um estudo de caráter qualitativo com abordagem descritiva, do tipo relato de experiência, elaborado através de vivências educacionais em uma faculdade privada no processo de ensino. Resultados: desvela-se cinco categorias as quais foram analisadas criticamente: 1. Fadiga e cansaço dos estudantes (horários exaustivos de serviços diurnos ou plantões para conciliar com a graduação); 2. conflitos de horários dos trabalhos e aulas (choque de horário com os plantões e aulas, tempo de locomoção para faculdade); 3. Acesso limitado aos recursos e metodologias ativas de ensino (falta de conhecimentos e tempo para desenvolvimento de habilidades com metodologias ativas); 4. Falta de segurança no ambiente de ensino (o ensino no turno noturno apresenta insegurança para assaltos, furtos e deslocamentos dos docentes e discentes); 5. Menor interação social entre os discentes com o docente (devido ao tempo restrito de carga horária, a interação entre o facilitador e aprendiz apresenta restrições durante o processo de aprendizagem). Conclusão: O ensino superior de enfermagem no turno noturno apresenta uma série de desafios, tanto para os alunos, instituições educacionais e os docentes, além do mais interfere diretamente no processo de ensino-aprendizagem, assim conhecer estes desafios demostra um avanço para implantação de estratégias. Assim, visa contribuir para uma melhor compreensão dos impactos do turno noturno no processo de aprendizagem e no bem-estar dos estudantes, além de fornecer informações e reflexões valiosas para aprimorar as práticas educacionais e promover o sucesso acadêmico e profissional dos futuros enfermeiros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4943_TB2712_30092024123435.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA FERREIRA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "Renata Ferreira" "autor_email" => "renataafaraujo@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }