Este trabalho tenciona relatar a experiência vivenciada em um projeto de extensão intitulado “Ensino de Ciências no ensino fundamental: intervenções científico-prática”, uma parceria entre a instituição de ensino superior (UFPI) e três escolas da rede pública da cidade de Bom Jesus-PI, dentre as quais a que deu origem ao espaço “Clube de Ciências”. Essa parceria teve como objetivo proporcionar aos estudantes do curso de licenciatura a possibilidade de poder contribuir como monitores nas aulas regulares, e, consequentemente, alinhar teoria e prática em sua formação profissional. Para tanto, algumas metodologias ativas foram desenvolvidas no espaço físico do laboratório de Ciências da escola, onde são realizadas diversas aulas práticas com intervenção cientifica, dinâmica e lúdica. Para concretização destas atividades, utilizam-se materiais de fácil acesso e baixo custo, oportunizando aos alunos a possibilidade de assimilarem as informações desses momentos e aplicá-las eficazmente em outras oportunidades, o que possibilita a expansão do conhecimento para outras pessoas, como, por exemplo, familiares e comunidade geral. Dessa forma, a parceria entre a Universidade e a escola pública possibilitou aos estudantes e graduandos o contato direto com a prática escolar, intervindo de forma significativa na produção do saber e, também, na formação profissional dos monitores.