A Educação Física é considerada uma ciência que já passou por diferentes momentos construindo variáveis abordagens ao longo da história, conhecidas como abordagens pedagógicas, com base em saberes científicos, métodos e pensamentos completamente diferentes entre si. Como disciplina tem características de contemplar o desenvolvimento motor, sendo meio facilitador do ensino aprendizagem e desenvolvimento de competências físicas, como coordenação motora, agilidade, ritmo, velocidade entre outras que possibilitam a construção da alfabetização corporal, além de ser um instrumento da inclusão escolar. O presente trabalho tem por objetivo abordar as contribuições da disciplina de Educação Física no letramento corporal no âmbito da inclusão escolar. Como fundamentação teórica foram utilizados os autores: Freire (1997) e Whitehead (2019) e demais autores que tratam da temática. Por meio de um levantamento de produções realizadas no Portal de Periódicos Capes, SciELO e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) com marco temporal de 2010 a 2023. Os procedimentos metodológicos desta pesquisa se caracterizam como qualitativa, do tipo pesquisa bibliográfica. Em suma, como resultados há poucos estudos que exploram a relação entre corpo e movimento como contribuição para a efetivação da inclusão escolar. A Educação Física com práticas pedagógicas que enfatizam o movimento e valorizam a corporeidade dos alunos potencializam a inclusão, somando ao letramento corporal. Ainda existem questões associadas à formação do professor e a compreensão do papel docente como agente de inclusão, bem como a estruturação de ações que efetivem as práticas inclusivas.