A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DOS CURRÍCULOS DE REFERÊNCIA NO INSTITUTO FEDERAL DE SÃOPAULO/CAMPUS SUZANO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114867 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8551 "inscrito_id" => 13952 "titulo" => "A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DOS CURRÍCULOS DE REFERÊNCIA NO INSTITUTO FEDERAL DE SÃOPAULO/CAMPUS SUZANO" "resumo" => "O texto apresenta resultados de pesquisa que teve como objeto de pesquisa a educação profissional de nível médio e as diretrizes curriculares propostas pelo Instituto Federal de São Paulo com a implementação dos currículos de referência. O objetivo principal foi entender a percepção dos professores e coordenadores do curso técnico em automação industrial do campus Suzano do IFSP acerca dos currículos de referência, que estão em processo de implementação. A importância de entender a percepção dos professores e coordenadores quanto ao processo, foi balizada no fato de que eles são os responsáveis pela execução e implementação dos currículos de referência, seja por meio dos PPC’s ou na prática do dia a dia em sala de aula. A percepção de professores e coordenadores foi que a implementação ocorreu de forma aligeirada, mesmo que o processo tenha sido planejado por alguns anos. Mudanças em curso, como o número de aulas e o projeto integrador de disciplinas por exemplo, são fatores que provocam resistências. O volume de conteúdo dos currículos também foi algo mencionado nas discussões como preocupante, muitas vezes palco de disputas por espaço nas disciplinas. Professores e coordenadores afirmam que o processo é recente, o que dificulta avaliações e mensuração de resultados. Por fim, mencionam que o prazo de três a cinco anos será possível fazer os alinhamentos necessários para que o currículo de referência seja totalmente implementado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13952_TB8551_11102024112527.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAYLA CRIST LIMA" "autor_nome_curto" => "LAYLA" "autor_email" => "laylacristlima@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114867 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8551 "inscrito_id" => 13952 "titulo" => "A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DOS CURRÍCULOS DE REFERÊNCIA NO INSTITUTO FEDERAL DE SÃOPAULO/CAMPUS SUZANO" "resumo" => "O texto apresenta resultados de pesquisa que teve como objeto de pesquisa a educação profissional de nível médio e as diretrizes curriculares propostas pelo Instituto Federal de São Paulo com a implementação dos currículos de referência. O objetivo principal foi entender a percepção dos professores e coordenadores do curso técnico em automação industrial do campus Suzano do IFSP acerca dos currículos de referência, que estão em processo de implementação. A importância de entender a percepção dos professores e coordenadores quanto ao processo, foi balizada no fato de que eles são os responsáveis pela execução e implementação dos currículos de referência, seja por meio dos PPC’s ou na prática do dia a dia em sala de aula. A percepção de professores e coordenadores foi que a implementação ocorreu de forma aligeirada, mesmo que o processo tenha sido planejado por alguns anos. Mudanças em curso, como o número de aulas e o projeto integrador de disciplinas por exemplo, são fatores que provocam resistências. O volume de conteúdo dos currículos também foi algo mencionado nas discussões como preocupante, muitas vezes palco de disputas por espaço nas disciplinas. Professores e coordenadores afirmam que o processo é recente, o que dificulta avaliações e mensuração de resultados. Por fim, mencionam que o prazo de três a cinco anos será possível fazer os alinhamentos necessários para que o currículo de referência seja totalmente implementado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13952_TB8551_11102024112527.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAYLA CRIST LIMA" "autor_nome_curto" => "LAYLA" "autor_email" => "laylacristlima@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }