LUDICIDADE NO ENSINO DE GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS PARA ESTUDANTES DO ENSINO REGULAR E INCLUSIVO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110192 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1879 "inscrito_id" => 9232 "titulo" => "LUDICIDADE NO ENSINO DE GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS PARA ESTUDANTES DO ENSINO REGULAR E INCLUSIVO" "resumo" => "A integração de abordagens lúdicas no ensino de geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF) desempenha um papel crucial no desenvolvimento cognitivo e emocional dos estudantes. Este artigo apresenta um recorte da dissertação de Mestrado: Ludicidade e o Ensino de Matemática no Fortalecimento da Aprendizagem no 2° ano do Ensino Fundamental em fase de desenvolvimento. O estudo investiga as contribuições da ludicidade nesse contexto, destacando duas vertentes principais: primeiramente, examina-se a "Utilização de Jogos como Estratégia de Ensino nos Anos Iniciais", demonstrando a eficácia dessas abordagens na assimilação de conceitos geométricos. Em seguida, explora-se o tema "Sólidos Geométricos por Meio de Jogos", ressaltando o potencial dos jogos educativos para facilitar a compreensão prática dessas formas tridimensionais. O estudo consistiu-se em várias etapas: Contextualização do ensino de matemática e a ludicidade, atividades práticas com sólidos geométricos e o uso do jogo “Dominó dos sólidos geométricos”, avaliação do aprendizado e percepção dos estudantes e professora sobre as atividades. A pesquisa abrange estudantes dos anos iniciais do EF de uma turma do 2º ano, com alunos do ensino regular e de inclusão, assim como a professora da turma. A pesquisa encontra-se no estágio de aplicação das atividades práticas, coleta e análise de dados. Cada fase teve métodos específicos, como questionários e entrevistas, para coletar dados e avaliar o impacto das atividades no ensino e na compreensão dos estudantes. Os resultados parciais analisados evidenciam a eficácia da ludicidade na assimilação de conceitos geométricos, sublinhando a importância de integrar abordagens lúdicas no currículo para promover um aprendizado dinâmico e significativo. Este estudo reforça a ideia de que a ludicidade é uma ferramenta fundamental para aprimorar a compreensão dos fundamentos geométricos nos anos iniciais, destacando a relevância de estratégias que estimulem a participação ativa dos estudantes e incentivem a exploração criativa do conteúdo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9232_TB1879_30092024151146.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KATIANA SANTOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "KATIANA" "autor_email" => "katianas037@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110192 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1879 "inscrito_id" => 9232 "titulo" => "LUDICIDADE NO ENSINO DE GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS PARA ESTUDANTES DO ENSINO REGULAR E INCLUSIVO" "resumo" => "A integração de abordagens lúdicas no ensino de geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF) desempenha um papel crucial no desenvolvimento cognitivo e emocional dos estudantes. Este artigo apresenta um recorte da dissertação de Mestrado: Ludicidade e o Ensino de Matemática no Fortalecimento da Aprendizagem no 2° ano do Ensino Fundamental em fase de desenvolvimento. O estudo investiga as contribuições da ludicidade nesse contexto, destacando duas vertentes principais: primeiramente, examina-se a "Utilização de Jogos como Estratégia de Ensino nos Anos Iniciais", demonstrando a eficácia dessas abordagens na assimilação de conceitos geométricos. Em seguida, explora-se o tema "Sólidos Geométricos por Meio de Jogos", ressaltando o potencial dos jogos educativos para facilitar a compreensão prática dessas formas tridimensionais. O estudo consistiu-se em várias etapas: Contextualização do ensino de matemática e a ludicidade, atividades práticas com sólidos geométricos e o uso do jogo “Dominó dos sólidos geométricos”, avaliação do aprendizado e percepção dos estudantes e professora sobre as atividades. A pesquisa abrange estudantes dos anos iniciais do EF de uma turma do 2º ano, com alunos do ensino regular e de inclusão, assim como a professora da turma. A pesquisa encontra-se no estágio de aplicação das atividades práticas, coleta e análise de dados. Cada fase teve métodos específicos, como questionários e entrevistas, para coletar dados e avaliar o impacto das atividades no ensino e na compreensão dos estudantes. Os resultados parciais analisados evidenciam a eficácia da ludicidade na assimilação de conceitos geométricos, sublinhando a importância de integrar abordagens lúdicas no currículo para promover um aprendizado dinâmico e significativo. Este estudo reforça a ideia de que a ludicidade é uma ferramenta fundamental para aprimorar a compreensão dos fundamentos geométricos nos anos iniciais, destacando a relevância de estratégias que estimulem a participação ativa dos estudantes e incentivem a exploração criativa do conteúdo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9232_TB1879_30092024151146.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KATIANA SANTOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "KATIANA" "autor_email" => "katianas037@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }