A pesquisa tem como tema o livro didático de Inglês no contexto do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), mais especificamente, o olhar de docentes e discentes sobre esse material. A proposta analisa, no discurso desses sujeitos, quais avaliações eles fazem do livro didático de Inglês e quais experiências são construídas nas relações de uso desse material. Para tal, foram selecionados professores e alunos do Ensino Fundamental II e Médio da rede pública de ensino estadual situadas na cidade de São Luís de Montes Belos - GO. Para tanto, os discursos sobre os usos dos livros didáticos de Inglês coletados por meio de entrevistas (professores) e questionários (alunos) estão sendo analisadas a partir dos itens lexicais e/ou das construções linguísticas presentes nos dizeres desses atores em conformidade com a proposta de análise apresentada por Martin e White (2005) e Martin e Rose (2007) e o Sistema da Avaliatividade, numa perspectiva sistêmico-funcional de linguagem. Sob a concepção da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2008), busco analisar os discursos construídos em torno do livro didático Inglês dos atores que dão significado à sua existência percebendo seus múltiplos significados de usos e ampliando a possibilidade de uma visão mais crítica do papel que esse material ocupa nas práticas pedagógicas do cotidiano da sala de aula, sem desconsiderar a circunstância social na qual as escolas se situam.