Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPLORANDO A HISTÓRIA DA ELETRICIDADE E MONTAGEM DE CIRCUITOS ELÉTRICOS NAS AULAS DE FÍSICA.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112754
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5523
    "inscrito_id" => 5365
    "titulo" => "EXPLORANDO A HISTÓRIA DA ELETRICIDADE E MONTAGEM DE CIRCUITOS ELÉTRICOS NAS AULAS DE FÍSICA."
    "resumo" => "A proposta do projeto de Iniciação Científica e Pesquisa teve como objetivo principal aprimorar o processo de ensino e aprendizagem da Física III, diante das dificuldades dos alunos em interpretação de textos e compreensão de fenômenos físicos. Especificou-se a área de Eletricidade, através da realização de pesquisas bibliográficas e da execução do projeto em turmas do 1º ano técnico e 3º ano do ensino médio, com práticas pedagógicas que estimulassem o estudo da Física por meio de uma compreensão histórica dessa disciplina, aliada à experimentação prática que permite a aplicação dos conceitos estudados em situações do dia a dia. Durante o desenvolvimento, foi explorada a história da eletricidade utilizando recursos como revistas científicas e vídeos, os quais tornavam a experimentação visível e o uso de imagens despertava maior interesse por parte dos alunos, auxiliando na fixação dos temas abordados. Foram realizadas experimentações, tanto demonstrativas, conduzidas pela professora, quanto práticas em grupos, possibilitando aprimorar a aprendizagem por meio da observação direta dos fenômenos ou da busca ativa por respostas durante a prática. Os alunos foram incentivados a sintetizar suas atividades por meio de relatórios elaborados de acordo com as normas da ABNT, promovendo habilidades de escrita técnica e organização do conhecimento adquirido. Como culminância do projeto, os alunos, com a mediação da professora, montaram dois circuitos simples com lâmpadas, um em série e outro em paralelo. É notável a importância da relação entre teoria e experimentação para a construção do conhecimento científico. Essa integração pode ser aprimorada ao introduzir, desde o início, a história da ciência, pois o verdadeiro ensino de ciências não se limita à mera transmissão de informações, mas também engloba o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo. Ao contextualizar esse conhecimento com a história da ciência, torna-se possível enriquecer ainda mais a experiência de aprendizado dos estudantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID5365_TB5523_27102024123134.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRIELLE RAMOS LIRA DE LUCENA"
    "autor_nome_curto" => "Andrielle Ramos"
    "autor_email" => "andrielle_rll@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112754
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5523
    "inscrito_id" => 5365
    "titulo" => "EXPLORANDO A HISTÓRIA DA ELETRICIDADE E MONTAGEM DE CIRCUITOS ELÉTRICOS NAS AULAS DE FÍSICA."
    "resumo" => "A proposta do projeto de Iniciação Científica e Pesquisa teve como objetivo principal aprimorar o processo de ensino e aprendizagem da Física III, diante das dificuldades dos alunos em interpretação de textos e compreensão de fenômenos físicos. Especificou-se a área de Eletricidade, através da realização de pesquisas bibliográficas e da execução do projeto em turmas do 1º ano técnico e 3º ano do ensino médio, com práticas pedagógicas que estimulassem o estudo da Física por meio de uma compreensão histórica dessa disciplina, aliada à experimentação prática que permite a aplicação dos conceitos estudados em situações do dia a dia. Durante o desenvolvimento, foi explorada a história da eletricidade utilizando recursos como revistas científicas e vídeos, os quais tornavam a experimentação visível e o uso de imagens despertava maior interesse por parte dos alunos, auxiliando na fixação dos temas abordados. Foram realizadas experimentações, tanto demonstrativas, conduzidas pela professora, quanto práticas em grupos, possibilitando aprimorar a aprendizagem por meio da observação direta dos fenômenos ou da busca ativa por respostas durante a prática. Os alunos foram incentivados a sintetizar suas atividades por meio de relatórios elaborados de acordo com as normas da ABNT, promovendo habilidades de escrita técnica e organização do conhecimento adquirido. Como culminância do projeto, os alunos, com a mediação da professora, montaram dois circuitos simples com lâmpadas, um em série e outro em paralelo. É notável a importância da relação entre teoria e experimentação para a construção do conhecimento científico. Essa integração pode ser aprimorada ao introduzir, desde o início, a história da ciência, pois o verdadeiro ensino de ciências não se limita à mera transmissão de informações, mas também engloba o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo. Ao contextualizar esse conhecimento com a história da ciência, torna-se possível enriquecer ainda mais a experiência de aprendizado dos estudantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID5365_TB5523_27102024123134.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRIELLE RAMOS LIRA DE LUCENA"
    "autor_nome_curto" => "Andrielle Ramos"
    "autor_email" => "andrielle_rll@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A proposta do projeto de Iniciação Científica e Pesquisa teve como objetivo principal aprimorar o processo de ensino e aprendizagem da Física III, diante das dificuldades dos alunos em interpretação de textos e compreensão de fenômenos físicos. Especificou-se a área de Eletricidade, através da realização de pesquisas bibliográficas e da execução do projeto em turmas do 1º ano técnico e 3º ano do ensino médio, com práticas pedagógicas que estimulassem o estudo da Física por meio de uma compreensão histórica dessa disciplina, aliada à experimentação prática que permite a aplicação dos conceitos estudados em situações do dia a dia. Durante o desenvolvimento, foi explorada a história da eletricidade utilizando recursos como revistas científicas e vídeos, os quais tornavam a experimentação visível e o uso de imagens despertava maior interesse por parte dos alunos, auxiliando na fixação dos temas abordados. Foram realizadas experimentações, tanto demonstrativas, conduzidas pela professora, quanto práticas em grupos, possibilitando aprimorar a aprendizagem por meio da observação direta dos fenômenos ou da busca ativa por respostas durante a prática. Os alunos foram incentivados a sintetizar suas atividades por meio de relatórios elaborados de acordo com as normas da ABNT, promovendo habilidades de escrita técnica e organização do conhecimento adquirido. Como culminância do projeto, os alunos, com a mediação da professora, montaram dois circuitos simples com lâmpadas, um em série e outro em paralelo. É notável a importância da relação entre teoria e experimentação para a construção do conhecimento científico. Essa integração pode ser aprimorada ao introduzir, desde o início, a história da ciência, pois o verdadeiro ensino de ciências não se limita à mera transmissão de informações, mas também engloba o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo. Ao contextualizar esse conhecimento com a história da ciência, torna-se possível enriquecer ainda mais a experiência de aprendizado dos estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.