A proposta do projeto de Iniciação Científica e Pesquisa teve como objetivo principal aprimorar o processo de ensino e aprendizagem da Física III, diante das dificuldades dos alunos em interpretação de textos e compreensão de fenômenos físicos. Especificou-se a área de Eletricidade, através da realização de pesquisas bibliográficas e da execução do projeto em turmas do 1º ano técnico e 3º ano do ensino médio, com práticas pedagógicas que estimulassem o estudo da Física por meio de uma compreensão histórica dessa disciplina, aliada à experimentação prática que permite a aplicação dos conceitos estudados em situações do dia a dia. Durante o desenvolvimento, foi explorada a história da eletricidade utilizando recursos como revistas científicas e vídeos, os quais tornavam a experimentação visível e o uso de imagens despertava maior interesse por parte dos alunos, auxiliando na fixação dos temas abordados. Foram realizadas experimentações, tanto demonstrativas, conduzidas pela professora, quanto práticas em grupos, possibilitando aprimorar a aprendizagem por meio da observação direta dos fenômenos ou da busca ativa por respostas durante a prática. Os alunos foram incentivados a sintetizar suas atividades por meio de relatórios elaborados de acordo com as normas da ABNT, promovendo habilidades de escrita técnica e organização do conhecimento adquirido. Como culminância do projeto, os alunos, com a mediação da professora, montaram dois circuitos simples com lâmpadas, um em série e outro em paralelo. É notável a importância da relação entre teoria e experimentação para a construção do conhecimento científico. Essa integração pode ser aprimorada ao introduzir, desde o início, a história da ciência, pois o verdadeiro ensino de ciências não se limita à mera transmissão de informações, mas também engloba o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo. Ao contextualizar esse conhecimento com a história da ciência, torna-se possível enriquecer ainda mais a experiência de aprendizado dos estudantes.