CLÍNICA-ESCOLA DE PSICOLOGIA: VANTAGENS E DESAFIOS DA ATUALIDADE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110716 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2587 "inscrito_id" => 10013 "titulo" => "CLÍNICA-ESCOLA DE PSICOLOGIA: VANTAGENS E DESAFIOS DA ATUALIDADE" "resumo" => "Este estudo teve como objetivo identificar as potencialidades e obstáculos da experiência educativa em uma Clínica-Escola de Psicologia, examinando como essa instituição atende às exigências contemporâneas de formação dos alunos. Foi conduzido um estudo na Clínica-Escola da Faculdade Santa Rita de Cassia IFASC - Campus Itumbiara, Goiás. Os procedimentos metodológicos incluíram, pesquisa documental e observação participante, com o objetivo de verificar o funcionamento, bem como as principais queixas e demandas apresentadas pelos usuários desta instituição, no período de março a novembro do ano de 2023. A abordagem de Michel Foucault e os Estudos Culturais inspirou tanto a coleta quanto a análise dos dados. Os resultados indicaram que, embora a clínica estudada seja um ambiente de aprendizado robusto e vantajoso para lidar com as exigências formativas contemporâneas - que envolvem competências diversas, éticas e integradas entre teoria e prática, ensino e pesquisa - enfrenta diversos desafios em seu dia a dia, o que dificulta sua efetivação. A instituição ainda enfrenta dificuldades em superar uma abordagem centrada no conteúdo, a pressão por especializações prematuras e a falta de integração entre teoria e prática, o que limita a coesão e promove uma prática fragmentada. A maioria das análises apontou a falta de uma articulação mais robusta e contínua tanto com a rede de saúde pública fora da instituição quanto com os outros serviços universitários internamente como um desafio significativo. Em suma, embora a Clínica-Escola seja amplamente reconhecida e valorizada, seu cotidiano revela várias controvérsias, destacando a necessidade de repensar suas práticas, especialmente à luz das mudanças sociais atuais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID10013_TB2587_08042024111116.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SHEILA MARIA PEREIRA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "SHEILA" "autor_email" => "sheila.maria@rede.ulbra.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110716 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2587 "inscrito_id" => 10013 "titulo" => "CLÍNICA-ESCOLA DE PSICOLOGIA: VANTAGENS E DESAFIOS DA ATUALIDADE" "resumo" => "Este estudo teve como objetivo identificar as potencialidades e obstáculos da experiência educativa em uma Clínica-Escola de Psicologia, examinando como essa instituição atende às exigências contemporâneas de formação dos alunos. Foi conduzido um estudo na Clínica-Escola da Faculdade Santa Rita de Cassia IFASC - Campus Itumbiara, Goiás. Os procedimentos metodológicos incluíram, pesquisa documental e observação participante, com o objetivo de verificar o funcionamento, bem como as principais queixas e demandas apresentadas pelos usuários desta instituição, no período de março a novembro do ano de 2023. A abordagem de Michel Foucault e os Estudos Culturais inspirou tanto a coleta quanto a análise dos dados. Os resultados indicaram que, embora a clínica estudada seja um ambiente de aprendizado robusto e vantajoso para lidar com as exigências formativas contemporâneas - que envolvem competências diversas, éticas e integradas entre teoria e prática, ensino e pesquisa - enfrenta diversos desafios em seu dia a dia, o que dificulta sua efetivação. A instituição ainda enfrenta dificuldades em superar uma abordagem centrada no conteúdo, a pressão por especializações prematuras e a falta de integração entre teoria e prática, o que limita a coesão e promove uma prática fragmentada. A maioria das análises apontou a falta de uma articulação mais robusta e contínua tanto com a rede de saúde pública fora da instituição quanto com os outros serviços universitários internamente como um desafio significativo. Em suma, embora a Clínica-Escola seja amplamente reconhecida e valorizada, seu cotidiano revela várias controvérsias, destacando a necessidade de repensar suas práticas, especialmente à luz das mudanças sociais atuais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID10013_TB2587_08042024111116.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SHEILA MARIA PEREIRA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "SHEILA" "autor_email" => "sheila.maria@rede.ulbra.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }