Este estudo teve como objetivo identificar as potencialidades e obstáculos da experiência educativa em uma Clínica-Escola de Psicologia, examinando como essa instituição atende às exigências contemporâneas de formação dos alunos. Foi conduzido um estudo na Clínica-Escola da Faculdade Santa Rita de Cassia IFASC - Campus Itumbiara, Goiás. Os procedimentos metodológicos incluíram, pesquisa documental e observação participante, com o objetivo de verificar o funcionamento, bem como as principais queixas e demandas apresentadas pelos usuários desta instituição, no período de março a novembro do ano de 2023. A abordagem de Michel Foucault e os Estudos Culturais inspirou tanto a coleta quanto a análise dos dados. Os resultados indicaram que, embora a clínica estudada seja um ambiente de aprendizado robusto e vantajoso para lidar com as exigências formativas contemporâneas - que envolvem competências diversas, éticas e integradas entre teoria e prática, ensino e pesquisa - enfrenta diversos desafios em seu dia a dia, o que dificulta sua efetivação. A instituição ainda enfrenta dificuldades em superar uma abordagem centrada no conteúdo, a pressão por especializações prematuras e a falta de integração entre teoria e prática, o que limita a coesão e promove uma prática fragmentada. A maioria das análises apontou a falta de uma articulação mais robusta e contínua tanto com a rede de saúde pública fora da instituição quanto com os outros serviços universitários internamente como um desafio significativo. Em suma, embora a Clínica-Escola seja amplamente reconhecida e valorizada, seu cotidiano revela várias controvérsias, destacando a necessidade de repensar suas práticas, especialmente à luz das mudanças sociais atuais.