O uso de analogias como forma de aprender conteúdos de química tem sido aplicado em várias estratégias pedagógicas. Nesse trabalho, o objetivo foi analisar como a representação de reações químicas com materiais do cotidiano podem promover aprendizagem em uma turma de ensino médio de uma escola estadual no interior do agreste pernambucano. Para tal, os procedimentos metodológicos incluíram exposição do conteúdo, orientação para formação de duplas em uma turma de 40 estudantes, posteriormente, foram apresentados os critérios para a construção de reações químicas de síntese, decomposição, simples troca e dupla troca, utilizando para isso, materiais como fotografias, desenhos, fitas, crochês, cadarços, lantejoulas e outros. Esses materiais foram usados para criar alusões às reações químicas existentes. Nas exposições, as duplas explicaram a relação do material usado com cada tipo de reação, onde foi possível observar a compreensão dos estudantes. Outro instrumento, além da observação das explicações dos estudantes, foi um teste. Os métodos e instrumentos serviram como meio de analisar se houve aprendizagem. Assim, os resultados obtidos demonstraram que estudantes compreendem e aplicam o conteúdo, bem como, conseguem responder questões referentes às reações químicas com seus elementos e substâncias. Notou-se, ainda, maior engajamento, aprendizagem e criatividade. Os estudantes relataram que fazer analogias com materiais do cotidiano e de forma prática, ajuda na compreensão de conteúdos de química.