ABORDAGENS PEDAGÓGICAS PARA APRIMORAR A COMPREENSÃO LEITORA: UM ESTUDO QUALITATIVO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109919 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1484 "inscrito_id" => 6334 "titulo" => "ABORDAGENS PEDAGÓGICAS PARA APRIMORAR A COMPREENSÃO LEITORA: UM ESTUDO QUALITATIVO" "resumo" => "Ressaltando a importância do desenvolvimento das habilidades leitoras dos alunos, este artigo, de natureza qualitativa, via pesquisa bibliográfica tem como objetivo: compreender como as práticas pedagógicas utilizadas nas aulas de língua portuguesa contribuem para o desenvolvimento das habilidades leitoras. O estudo buscou fundamentar-se nas concepções de leitura e sua abordagem na perspectiva do ensino e das orientações dos documentos oficiais, bem como na análise de estratégias e práticas pedagógicas que podem ser desenvolvidas nas aulas de português para aprimorar o nível de compreensão leitora dos alunos. Para tanto, nos baseamos em Solé (1998), Soares (2003), Kleiman (2013), entre outros. A abordagem enfatizou especialmente a função de ler para aprendizagem, destacando seu processo interativo, as estratégias de leitura como aporte para as ações didáticas no ensino e as práticas de letramento como contributos ao desenvolvimento da competência leitora atrelados a utilização de recursos tecnológicos como aporte de inovação da ação docente no ensino de leitura. Concluiu-se ser imprescindível o tratamento didático no ensino de leitura voltado para o desenvolvimento da competência leitora que inclui o trabalho com gêneros textuais diversos, o ensino de estratégias e práticas pedagógicas que auxiliem os alunos a se apropriarem do ato de ler como instrumento de aquisição de conhecimento e transformação social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID6334_TB1484_29022024231352.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELE FIRMINO MONTEIRO SOUSA" "autor_nome_curto" => "Daniele Firmino" "autor_email" => "danielefirmino2013@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109919 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1484 "inscrito_id" => 6334 "titulo" => "ABORDAGENS PEDAGÓGICAS PARA APRIMORAR A COMPREENSÃO LEITORA: UM ESTUDO QUALITATIVO" "resumo" => "Ressaltando a importância do desenvolvimento das habilidades leitoras dos alunos, este artigo, de natureza qualitativa, via pesquisa bibliográfica tem como objetivo: compreender como as práticas pedagógicas utilizadas nas aulas de língua portuguesa contribuem para o desenvolvimento das habilidades leitoras. O estudo buscou fundamentar-se nas concepções de leitura e sua abordagem na perspectiva do ensino e das orientações dos documentos oficiais, bem como na análise de estratégias e práticas pedagógicas que podem ser desenvolvidas nas aulas de português para aprimorar o nível de compreensão leitora dos alunos. Para tanto, nos baseamos em Solé (1998), Soares (2003), Kleiman (2013), entre outros. A abordagem enfatizou especialmente a função de ler para aprendizagem, destacando seu processo interativo, as estratégias de leitura como aporte para as ações didáticas no ensino e as práticas de letramento como contributos ao desenvolvimento da competência leitora atrelados a utilização de recursos tecnológicos como aporte de inovação da ação docente no ensino de leitura. Concluiu-se ser imprescindível o tratamento didático no ensino de leitura voltado para o desenvolvimento da competência leitora que inclui o trabalho com gêneros textuais diversos, o ensino de estratégias e práticas pedagógicas que auxiliem os alunos a se apropriarem do ato de ler como instrumento de aquisição de conhecimento e transformação social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID6334_TB1484_29022024231352.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELE FIRMINO MONTEIRO SOUSA" "autor_nome_curto" => "Daniele Firmino" "autor_email" => "danielefirmino2013@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }