O presente trabalho trata de relatar e traçar pontos de reflexão a partir de experiências vivenciadas pelas estudantes Fernanda Silva Souza e Laêna Souza Leite, bolsistas do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid-UESB) – Subprojeto Luar (Ludicidade e Artes), atuante no Colégio da Polícia Militar CPM Professor Poeta Luis Neves Cotrim, na cidade de Jequié-BA durante os anos de 2022 a 2024. Tal subprojeto é coordenado pela Profª. Mª. Maria de Souza e supervisionado pelo Prof. Lincoln Aguiar, tendo como bolsistas estudantes dos cursos de Lic. em Teatro e Lic. em Dança da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) – campus de Jequié. O recorte apresentado é proposto a partir do olhar das duas discentes, à época matriculadas no 4° semestre. O texto discute as impressões, aprendizagens e reverberações geradas nas primeiras etapas do projeto, partindo da preparação dos bolsistas – que antecede às experiências em sala de aula – até o contato com o ambiente escolar, a fim de gerar comparações e apontamentos de semelhanças e diferenças vivenciadas nos momentos de atividade. Proporcionando uma amplitude de saberes pedagógicos e facilitando inserção da prática do Teatro na escola, a etapa de preparação dos bolsistas Pibid-UESB foi-se mostrando de suma importância para a melhor introdução destes ao espaço escolar. Relacionando essas vivências com os fundamentos teóricos de Paulo Feire (1996) e Jorge Larrosa (2019), pretende-se ressaltar o que foi ganho em consequência desta preparação, quais as novas possibilidades de conhecimentos, sentimentos e reflexões que elas proporcionam ao discente-bolsista e como suas práticas agregam valor ao programa. A investigação, portanto, segue num caráter autoetnográfico, levando em consideração os locais, poéticas e estéticas assumidas pelos corpos das pesquisadoras e autoras do artigo.