CONHECENDO O CAMINHO ANTES DO CAMINHAR: A IMPORTÂNCIA DA PREPARAÇÃO DOCENTE NO PIBID
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110746 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2630 "inscrito_id" => 10396 "titulo" => "CONHECENDO O CAMINHO ANTES DO CAMINHAR: A IMPORTÂNCIA DA PREPARAÇÃO DOCENTE NO PIBID" "resumo" => "O presente trabalho trata de relatar e traçar pontos de reflexão a partir de experiências vivenciadas pelas estudantes Fernanda Silva Souza e Laêna Souza Leite, bolsistas do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid-UESB) – Subprojeto Luar (Ludicidade e Artes), atuante no Colégio da Polícia Militar CPM Professor Poeta Luis Neves Cotrim, na cidade de Jequié-BA durante os anos de 2022 a 2024. Tal subprojeto é coordenado pela Profª. Mª. Maria de Souza e supervisionado pelo Prof. Lincoln Aguiar, tendo como bolsistas estudantes dos cursos de Lic. em Teatro e Lic. em Dança da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) – campus de Jequié. O recorte apresentado é proposto a partir do olhar das duas discentes, à época matriculadas no 4° semestre. O texto discute as impressões, aprendizagens e reverberações geradas nas primeiras etapas do projeto, partindo da preparação dos bolsistas – que antecede às experiências em sala de aula – até o contato com o ambiente escolar, a fim de gerar comparações e apontamentos de semelhanças e diferenças vivenciadas nos momentos de atividade. Proporcionando uma amplitude de saberes pedagógicos e facilitando inserção da prática do Teatro na escola, a etapa de preparação dos bolsistas Pibid-UESB foi-se mostrando de suma importância para a melhor introdução destes ao espaço escolar. Relacionando essas vivências com os fundamentos teóricos de Paulo Feire (1996) e Jorge Larrosa (2019), pretende-se ressaltar o que foi ganho em consequência desta preparação, quais as novas possibilidades de conhecimentos, sentimentos e reflexões que elas proporcionam ao discente-bolsista e como suas práticas agregam valor ao programa. A investigação, portanto, segue num caráter autoetnográfico, levando em consideração os locais, poéticas e estéticas assumidas pelos corpos das pesquisadoras e autoras do artigo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10396_TB2630_27102024201710.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA SILVA SOUZA" "autor_nome_curto" => "FERNANDA" "autor_email" => "fernandasilvasouza285@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110746 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2630 "inscrito_id" => 10396 "titulo" => "CONHECENDO O CAMINHO ANTES DO CAMINHAR: A IMPORTÂNCIA DA PREPARAÇÃO DOCENTE NO PIBID" "resumo" => "O presente trabalho trata de relatar e traçar pontos de reflexão a partir de experiências vivenciadas pelas estudantes Fernanda Silva Souza e Laêna Souza Leite, bolsistas do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid-UESB) – Subprojeto Luar (Ludicidade e Artes), atuante no Colégio da Polícia Militar CPM Professor Poeta Luis Neves Cotrim, na cidade de Jequié-BA durante os anos de 2022 a 2024. Tal subprojeto é coordenado pela Profª. Mª. Maria de Souza e supervisionado pelo Prof. Lincoln Aguiar, tendo como bolsistas estudantes dos cursos de Lic. em Teatro e Lic. em Dança da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) – campus de Jequié. O recorte apresentado é proposto a partir do olhar das duas discentes, à época matriculadas no 4° semestre. O texto discute as impressões, aprendizagens e reverberações geradas nas primeiras etapas do projeto, partindo da preparação dos bolsistas – que antecede às experiências em sala de aula – até o contato com o ambiente escolar, a fim de gerar comparações e apontamentos de semelhanças e diferenças vivenciadas nos momentos de atividade. Proporcionando uma amplitude de saberes pedagógicos e facilitando inserção da prática do Teatro na escola, a etapa de preparação dos bolsistas Pibid-UESB foi-se mostrando de suma importância para a melhor introdução destes ao espaço escolar. Relacionando essas vivências com os fundamentos teóricos de Paulo Feire (1996) e Jorge Larrosa (2019), pretende-se ressaltar o que foi ganho em consequência desta preparação, quais as novas possibilidades de conhecimentos, sentimentos e reflexões que elas proporcionam ao discente-bolsista e como suas práticas agregam valor ao programa. A investigação, portanto, segue num caráter autoetnográfico, levando em consideração os locais, poéticas e estéticas assumidas pelos corpos das pesquisadoras e autoras do artigo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10396_TB2630_27102024201710.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA SILVA SOUZA" "autor_nome_curto" => "FERNANDA" "autor_email" => "fernandasilvasouza285@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }