Este trabalho apresenta os achados preliminares de uma investigação de doutorado em curso na Universidade Nacional de La Plata, sob o título: "La política de expansión de educación superior y su implementación: la mirada de los burócratas del escalón intermedio en el caso de las IFES de Rio Grande do Norte (2004-2014)". Seu referencial teórico ancora-se nas teorias de implmentação de políticas e na burocracia do médio escalão. Metodologicamente esta pesquisa foca na análise da execução da Política de Expansão da Educação Superior Federal no Brasil, especificamente no estado do Rio Grande do Norte, pela ótica dos Burocratas de Nível Intermediário (BME). Empregando uma metodologia qualitativa e interpretativa, esta investigação utiliza tanto fontes primárias quanto secundárias, além de análise documental, adotando a análise de conteúdo como seu principal método. Os achados indicam a complexidade do processo de implementação, evidenciando as negociações e alianças entre os diversos atores implicados. Destaca-se a influência decisiva dos BMEs na ampliação do acesso à educação superior pública federal no estado, que inclui tanto o aumento de vagas em cursos de graduação quanto a expansão de programas de pós-graduação. Este estudo também enfatiza a importância das políticas de interiorização e internacionalização, aspectos previstos nas diretrizes das políticas analisadas, demonstrando sua relevância na concretização dos objetivos de expansão educacional.