Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AULAS SÍNCRONAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: OS DESAFIOS DOCENTES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112610
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5311
    "inscrito_id" => 1844
    "titulo" => "AULAS SÍNCRONAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: OS DESAFIOS DOCENTES"
    "resumo" => "A pandemia do Covid-19, acelerou sobremaneira os processos e as formas de ensinar, aprender e de se comunicar entre estudantes, professores e instituições de ensino, transformando profundamente a educação. Neste cenário, o professor passou a ter um papel crucial, ser o responsável por mediar o processo de ensino e aprendizagem e, ao mesmo tempo, ser o elo entre estudante e instituição. Com destaque, ao desafio docente em aulas síncronas e suas interações digitais, o que envolve múltiplos aspectos relacionados à garantia de um ensino eficaz e engajador. O presente estudo tem como objetivo identificar os principais desafios que os docentes encontram nas aulas síncronas na educação profissional. Como metodologia, têm-se um estudo de caso de natureza aplicada com abordagem qualitativa e exploratória, cujo, instrumento de coleta inclui um questionário enviado através do Google Forms, contendo 8 perguntas abertas, para 8 docentes da Educação Profissional do Eixo Gestão e Negócios de uma Instituição de Educação Privada localizada no Rio Grande do Sul. Cada docente teve aproximadamente 50 alunos em cada unidade curricular, totalizando em torno de 400 alunos. Cada unidade curricular tem duração de 05 semanas, totalizando 10 encontros síncronos. Para a análise dos dados foi empregado a análise textual discursiva. Como fundamentação teórica, têm-se as transformações no cenário educacional e a necessidade de (re)pensar a formação docente para/na era digital. Os resultados apontam alguns desafios, destacando-se a falta de engajamento, motivação e comprometimento do aluno, exigindo dos professores adaptação constante principalmente quanto ao perfil da turma, modelo de avaliação e desenvolvimento da criatividade durante as aulas, com o intuito de contribuir para que o aluno se sinta pertencente a aula síncrona. Cada aspecto requer a atenção cuidadosa para assegurar uma educação de qualidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID1844_TB5311_23052024173943.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRÍCIA CAPITANI CARDOSO"
    "autor_nome_curto" => "Patrícia Cardos"
    "autor_email" => "patriciaccardoso2@gmail.com"
    "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL (PUCRS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112610
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5311
    "inscrito_id" => 1844
    "titulo" => "AULAS SÍNCRONAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: OS DESAFIOS DOCENTES"
    "resumo" => "A pandemia do Covid-19, acelerou sobremaneira os processos e as formas de ensinar, aprender e de se comunicar entre estudantes, professores e instituições de ensino, transformando profundamente a educação. Neste cenário, o professor passou a ter um papel crucial, ser o responsável por mediar o processo de ensino e aprendizagem e, ao mesmo tempo, ser o elo entre estudante e instituição. Com destaque, ao desafio docente em aulas síncronas e suas interações digitais, o que envolve múltiplos aspectos relacionados à garantia de um ensino eficaz e engajador. O presente estudo tem como objetivo identificar os principais desafios que os docentes encontram nas aulas síncronas na educação profissional. Como metodologia, têm-se um estudo de caso de natureza aplicada com abordagem qualitativa e exploratória, cujo, instrumento de coleta inclui um questionário enviado através do Google Forms, contendo 8 perguntas abertas, para 8 docentes da Educação Profissional do Eixo Gestão e Negócios de uma Instituição de Educação Privada localizada no Rio Grande do Sul. Cada docente teve aproximadamente 50 alunos em cada unidade curricular, totalizando em torno de 400 alunos. Cada unidade curricular tem duração de 05 semanas, totalizando 10 encontros síncronos. Para a análise dos dados foi empregado a análise textual discursiva. Como fundamentação teórica, têm-se as transformações no cenário educacional e a necessidade de (re)pensar a formação docente para/na era digital. Os resultados apontam alguns desafios, destacando-se a falta de engajamento, motivação e comprometimento do aluno, exigindo dos professores adaptação constante principalmente quanto ao perfil da turma, modelo de avaliação e desenvolvimento da criatividade durante as aulas, com o intuito de contribuir para que o aluno se sinta pertencente a aula síncrona. Cada aspecto requer a atenção cuidadosa para assegurar uma educação de qualidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID1844_TB5311_23052024173943.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRÍCIA CAPITANI CARDOSO"
    "autor_nome_curto" => "Patrícia Cardos"
    "autor_email" => "patriciaccardoso2@gmail.com"
    "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL (PUCRS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A pandemia do Covid-19, acelerou sobremaneira os processos e as formas de ensinar, aprender e de se comunicar entre estudantes, professores e instituições de ensino, transformando profundamente a educação. Neste cenário, o professor passou a ter um papel crucial, ser o responsável por mediar o processo de ensino e aprendizagem e, ao mesmo tempo, ser o elo entre estudante e instituição. Com destaque, ao desafio docente em aulas síncronas e suas interações digitais, o que envolve múltiplos aspectos relacionados à garantia de um ensino eficaz e engajador. O presente estudo tem como objetivo identificar os principais desafios que os docentes encontram nas aulas síncronas na educação profissional. Como metodologia, têm-se um estudo de caso de natureza aplicada com abordagem qualitativa e exploratória, cujo, instrumento de coleta inclui um questionário enviado através do Google Forms, contendo 8 perguntas abertas, para 8 docentes da Educação Profissional do Eixo Gestão e Negócios de uma Instituição de Educação Privada localizada no Rio Grande do Sul. Cada docente teve aproximadamente 50 alunos em cada unidade curricular, totalizando em torno de 400 alunos. Cada unidade curricular tem duração de 05 semanas, totalizando 10 encontros síncronos. Para a análise dos dados foi empregado a análise textual discursiva. Como fundamentação teórica, têm-se as transformações no cenário educacional e a necessidade de (re)pensar a formação docente para/na era digital. Os resultados apontam alguns desafios, destacando-se a falta de engajamento, motivação e comprometimento do aluno, exigindo dos professores adaptação constante principalmente quanto ao perfil da turma, modelo de avaliação e desenvolvimento da criatividade durante as aulas, com o intuito de contribuir para que o aluno se sinta pertencente a aula síncrona. Cada aspecto requer a atenção cuidadosa para assegurar uma educação de qualidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.